Prefeitura de Timóteo lança campanha de conscientização para o descarte correto de resíduos sólidos

A campanha também marca o mês do Meio Ambiente criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que se tornou essencial para o desenvolvimento sustentável e para a saúde pública

Por Plox

03/06/2024 14h16 - Atualizado há 3 meses

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Serviços Urbanos, lança neste mês de junho a Campanha “Lixo tem lugar certo – Todos juntos vamos cuidar da nossa cidade”. O objetivo é esclarecer e incentivar a população a fazer o descarte correto de lixo doméstico, resíduos recicláveis e materiais cortantes como vidro, espeto de churrasquinho, agulhas, seringas, lâminas, entre outros.

Foto: Divulgação/PMT

A iniciativa também visa reforçar a conscientização dos moradores com dicas úteis sobre o acondicionamento correto dos diferentes tipos de resíduo. Uma das dicas é a que estabelece a diferença entre lixo - que é tudo aquilo que não tem mais utilidade e não pode ser reciclado  - e recicláveis que são coletados pela Associação de Catadores de Material Reciclável de Timóteo – Ascati e que se referem a materiais que podem ser processados ou transformados em outros produtos.

Foto: Divulgação/PMT

A campanha também marca o mês do Meio Ambiente criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que se tornou essencial para o desenvolvimento sustentável e para a saúde pública. Além da Subsecretaria Municipal de Serviços Urbanos de Timóteo a iniciativa conta com a parceria da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

O material de divulgação traz também informações sobre como armazenar e destinar corretamente o lixo doméstico. Uma das dicas explica que o lixo deve ser armazenado em saco plástico reforçado, e só deve ser colocado na calçada minutos antes de o caminhão da coleta passar recolhendo. “Esse lixo não deve em hipótese alguma ser descartado na rua ou em lotes vagos”, reforça a iniciativa.

 

Outra informação útil é que descarte de agulhas, seringas, espetos de churrasquinho, dentre outros itens perfurocortantes, devem ser feitos em garrafas de pet fechadas ou em recipientes rígidos. Essa atitude garante também a saúde dos coletores, evitando acidentes com materiais infectados. 

Foto: Divulgação/PMT

Já o vidro deve ser embrulhado em jornal ou depositado em caixas de papelão, de preferência com uma identificação avisando qual o conteúdo. Lâminas e pregos também devem ser descartados dentro de recipientes com tampa que sejam resistentes à perfuração.

 

Além dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) instalados na sede da Secretaria de Educação, Escola Estadual Ana Letro Staacks, Escolas Municipais do Limoeiro, Ana Moura e rotatória do bairro Primavera, a Prefeitura também instalou contêineres da cor verde para receber os materiais recicláveis como papel, papelão, metal, plástico e isopor que são recolhidos pela Ascati.

 

Resíduos eletrônicos 

 

A Prefeitura de Timóteo também disponibilizou um ponto de coleta para o descarte correto de materiais eletrônicos. Em frente ao prédio principal da administração no bairro São José foi instalado um contêiner que funciona de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira para deixar esse tipo de material. 

 

A iniciativa faz parte de uma campanha para o descarte correto de materiais elétricos e eletrônicos que não têm mais uso. Esses equipamentos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas e se descartados de maneira incorreta podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

 

Seja consciente! Essa atitude simples e diária, que todo mundo pode adotar, tem tudo para facilitar a vida de quem trabalha com a coleta seletiva e evitar transtornos para a coletividade.

 

 

 

Destaques