Estudante brasileiro é detido pelo ICE a caminho do treino nos EUA

Marcelo Gomes, de 18 anos, vive nos EUA desde criança e foi preso durante operação que tinha seu pai como alvo

Por Plox

03/06/2025 10h45 - Atualizado há 4 meses

Enquanto seguia em direção ao treino de vôlei no último sábado, dia 31, o estudante brasileiro Marcelo Gomes, de 18 anos, foi surpreendido por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) em Milford, Massachusetts.


Imagem Foto: Reprodução


O jovem, que vive no país desde os cinco anos, cursa o ensino médio na Milford Public High School. A prisão aconteceu após a abordagem de um carro que ele dirigia, em uma ação que, segundo a agência federal, tinha como alvo o pai de Marcelo, João Paulo Gomes Pereira, de 38 anos, acusado de dirigir a mais de 160 km/h de forma imprudente.



A detenção provocou revolta na comunidade escolar. Colegas do colégio organizaram uma manifestação na segunda-feira, 2, exigindo sua libertação. A governadora do estado, Maura Healey, expressou indignação nas redes sociais, afirmando que “estou perturbada e indignada com os relatos de que um aluno da Milford High School foi preso pelo ICE a caminho do treino de vôlei ontem”. Ela também reclamou da falta de comunicação prévia da operação com as autoridades locais.


Kevin McIntyre, superintendente do distrito escolar, reforçou essa crítica, dizendo que vários pais de alunos também foram surpreendidos por ações semelhantes. “As Escolas Públicas de Milford não participam da fiscalização da imigração e apoiam todos os nossos alunos e famílias, incluindo aqueles que são imigrantes nos Estados Unidos”, afirmou.



Marcelo encontra-se detido na unidade do ICE em Burlington. Um juiz federal emitiu uma ordem no domingo, 1°, impedindo sua remoção do estado por um período mínimo de 72 horas, enquanto seu caso é avaliado. Segundo a defesa, o jovem perdeu o status regular por vencimento do visto de estudante, mas não tem antecedentes criminais e pode solicitar asilo.


A repercussão do caso também envolveu familiares e amigos. Julianys Rentas, namorada de Marcelo, destacou o envolvimento dele com a comunidade, mencionando que ele toca bateria na igreja e iria se apresentar na cerimônia de formatura da escola no domingo, evento do qual não pôde participar.



Dados da própria agência indicam que, apenas no mês de maio, 1.461 imigrantes foram presos no estado de Massachusetts, como parte de uma operação mais ampla realizada pelo ICE.


“Nunca fez nada de errado”, afirmou a namorada do jovem, em defesa de sua conduta e participação na comunidade

.
Destaques