Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Mudanças na Usiminas confirmam reorganização focada em resultados

    O job Rotation é sempre mencionado pelo CEO da empresa, Sergio Leite, como uma das várias ações desempanhadas

    Por Plox

    03/07/2019 14h38 - Atualizado há cerca de 2 anos

    A Usiminas tem dado sequência à ação designada como job rotation, na qual os executivos deixam seus atuais postos de trabalho e assumem outra função dentro da corporação. “O job rotation ‘oxigena’ a gestão empresarial e permite intercâmbio de experiência e resultados entre os gestores. Se bem feita, é um tiro certo”, explicou ao Plox um consultor.
     
    A companhia reforçou essa prática desde o ano passado. Nessa segunda-feira (1), mais dois executivos passaram por esse “realinhamento de talentos”. Luís Márcio Araújo Ramos, que desde de 2017 estava a frente da área de recursos humanos,  passa a se dedicar, exclusivamente, à diretoria-executiva da Fundação São Francisco Xavier, maior instituição nas áreas de saúde e educação na região. “Foi um grande orgulho contribuir no processo de modernização do RH da Usiminas, buscando cada vez mais valorizar os colaboradores da empresa. Agora passo a me dedicar integralmente à Fundação que tem novos e enormes desafios pela frente”, explicou disse ao PLOX.
     
    Quem passa a liderar a área de recursos humanos da companhia é César Bueno, anteriormente diretor de Inovação e TI, agora, diretor de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas.

    Executivos da Usiminas
    Os diretores César Bueno e Luis Márcio participam do job rotation

    O executivo destacou a atuação de Luis Márcio e disse estar empenhado em dar continuidade ao trabalho realizado pelo colega na busca de novas estratégias e resultados à diretoria. “Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas é de extrema relevância para a empresa, afinal é por meio dos nossos colaboradores que fortalecemos a nossa Usiminas, nos posicionamos de forma estratégica e buscamos a perenidade da companhia”, disse.

    Entre 2009 e 2012, o novo gestor de recursos humanos atuou nas áreas de Conhecimento e Inovação, Controle de Operações e Marketing. Desde 2013 estava a frente da área de Tecnologia da Informação e, desde 2018, era diretor de Inovação e TI.

    Segundo a Usiminas, o novo diretor de Inovação e TI será anunciado em breve. 
     


    Usiminas tem rating elevado por agências
     
     
    O job rotation é sempre mencionado pelo CEO da empresa, Sergio Leite, como uma das várias ações que buscam a retomada da posição da companhia no mercado do aço.
     
    Coincidentemente, também nesta segunda-feira (1), duas das principais agências internacionais de classificação de risco anunciaram a elevação na nota de rating da Usiminas. A Moody´s elevou a nota de crédito para Ba3, com perspectiva estável, sustentada pela melhora no perfil de liquidez da empresa. Segundo a equipe da agência, “os ratings continuam refletindo a sólida posição da Usiminas no mercado brasileiro de aços planos e as medidas tomadas para ajustar as operações à fraca demanda no mercado interno nos últimos anos”. Já a Fitch classificou a Usiminas na nota BB-, contra B+ da avaliação anterior, considerando melhoras na liquidez e caixa da companhia.
     
    Para o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, Alberto Akikazu Ono, as novas posições de rating são resultado de um empenho por toda a empresa para “adequar o perfil de endividamento da Usiminas às perspectivas de curto, médio e longo prazo, preservando as capacidades financeira e operacional da companhia”, afirma.

    As elevações nas notas de crédito ocorrem após a Usiminas anunciar a renegociação de sua dívida. A empresa fará uma emissão de títulos internacionais e quitará os valores devidos ao BNDES, bancos japoneses e parte dos debenturistas.

    Além das elevações anunciadas nessa semana, a Usiminas já teve sua nota de crédito melhorada, em janeiro, pela Moody’s e, em junho, a Standard and Poor’s anunciou a manutenção do rating da companhia em B com perspectiva positiva.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]