Conheça os pratos elaborados pelo chef Leo Paixão para o jantar de lançamento do “Inverno em Minas”

Jantar no Palácio da Liberdade, em BH, para 40 jornalistas de todo país, com presença do Plox, marcou lançamento da campanha “Inverno em Minas”

Por Plox

03/07/2024 18h04 - Atualizado há 2 meses

A riqueza da culinária mineira deu as boas vindas para 40 jornalistas de todo o país no jantar de lançamento da campanha turística  “Inverno em Minas”, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O lançamento foi quinta-feira (27), e o jantar foi comandado pelo Chef de cozinha mineiro Léo Paixão, jurado do extinto Mestre do Sabor da Rede Globo. O Plox foi representado no evento e na press trip pela apresentadora Vanessa Peixoto. Léo Paixão proporcionou uma experiência gastronômica com releituras de pratos da culinária tradicional mineira e nos quais você pode se inspirar. Conheça as delícias na Live.

 

Inverno em Minas
A campanha turística “Inverno em Minas” posiciona o estado como um dos principais destinos turísticos do país na estação mais fria do ano e apresenta cinco Circuitos de Inverno. A campanha é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio da proposta da Casa Cult, de Ipatinga.

 Leônidas de Oliveira,  secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, dá as boas vindas aos jornalistas no Palácio da Liberdade, em BH - Foto: Rodrigo Zeferino

“Somos competitivos no mercado nacional e internacional neste período do ano. O Inverno em Minas significa mostrar para o Brasil e para o mundo a potência desse período no estado de Minas Gerais como um todo. De Monte Verde a Tiradentes, passando pela região da Mantiqueira e outras regiões, as cidades estão realmente preparadas para acolher quem quer vir a Minas Gerais. Abre-se um leque impressionante para que possamos continuar crescendo o dobro da média nacional”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. 

O projeto também promove e valoriza a Cozinha Mineira, patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, com receitas típicas desta estação do ano, como pratos e caldos derivados de milho e mandioca, alimentos reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, quentão, feito com cachaça, quitandas, pão de queijo e os premiados vinhos, azeites e cafés do estado. 

Chef de cozinha mineiro Léo Paixão - Foto: Rodrigo Zeferino



Jantar no Palácio da Liberdade 
O secretário de Cultura e Turismo recebeu os jornalistas no Palácio da Liberdade. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou remotamente, já que estava em viagem pelo Norte do estado. 

Leônidas de Oliveira,  secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (à direita), ao lado dos chefs de cozinha Léo Paixão (ao centro) e Guilherme Furtado (à direita) - Foto: Rodrigo Zeferino


O premiado chef de cozinha mineiro Leo Paixão, ao lado dos chefs Pedro Frade, Guilherme Furtado e Gabriela Guimarães proporcionou uma experiência gastronômica aos jornalistas com releituras de pratos da culinária tradicional mineira. Por exemplo, a galinha ao molho pardo inspirou o Ravioli de frango ao molho pardo, ora-pro-nobis e açafrão da terra. Veja abaixo o menu do jantar e as fotos dos pratos. 
 

Entradas
O serviço do jantar foi aberto com com o trio de pururucas, apresentadas de três formas diferentes:  torresmo de barriga com creme de pé de moleque e dedo de moça; falsa pele de frango com tartare de cavaquinha e fígado de galinha; e pele de peixe com gel de limão capeta e coentro.

Foto: Vanessa Peixoto / Plox


A entrada do jantar, de fato, foi prato com uma explosão de sabores à primeira garfada com a combinação de “Vinagrete de surubim curado, creme de milho verde, peruá de milho, crocante de fubá de milho criolo, farofinha de baru”.

Foto: Vanessa Peixoto / Plox


Primeiro Prato
Da inspiração das cozinhas mineira e italiana nasceu a o primeiro prato que tem como base a tradicional galinha ao molho parto: “Ravioli de frango ao molho pardo, ora-pro-nobis e açafrão da terra”.

Foto: Vanessa Peixoto / Plox


Segundo Prato
O conhecido caldo “Vaca atolada” ganhou ares sofisticados na servido com costela de ancho, azedinho e musseline de baroa.

Foto: Vanessa Peixoto / Plox

 


Sobremesa
“Entremet de café com leite”. A sobremesa de origem francesa servida com os sabores mineiros: o nosso café com leite. Para acompanhar: licor de doce de leite.

Foto: Vanessa Peixoto / Plox


Cafezinho
Finalizando o banquete: queijo Giovana e Luíza, da queijaria de Ribeiro Fiorentini, de Governador Valadares, abóbora na cal virgem com especiarias, jabuticabada, menta piperita e trevo.

Foto: Vanessa Peixoto / Plox

 

Quatro dias de imersão

Além do jantar, para divulgar a campanha “Inverno em Minas” e os Circuitos de Inverno, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, convidou 40 jornalistas e formadores de opinião de todas as regiões do Brasil para viverem a experiência nos cinco roteiros preparados para este período do ano. Na sexta-feira (28), o grupo foi divido  em cinco e seguiu para cada um dos roteiros. A imersão nos Circuitos de Inverno terminou nesse domingo (30). 

 

Foto: Nereu Jr

 

 

Circuito do Ouro

A apresentadora do Plox, Vanessa Peixoto, representou o Vale do Aço na press trip do governo de Minas Gerais. A jornalista viajou pelo Circuito do Ouro, também chamado de Circuito Estrada Real. Nos próximos dias, ela publicará as reportagens sobre os encantos desses destinos turísticos.

 

Sobre Léo Paixão

Chef de cozinha mineiro, nascido e criado em Belo Horizonte, Leo Paixão formou-se em Medicina pela UFMG em 2006. Em 2009 foi para Paris onde formou-se em cozinha francesa pela Ecole Superieure de Cuisine Française, Ferrandi.
Jurado do extinto Mestre do Sabor da Rede Globo, Leo tornou-se um relevante influenciador digital com a produção de receitas diárias durante a pandemia de COVID19, o que aproximou muito os seguidores do dia a dia de sua cozinha e sua familia e levantou perto de um milhão de seguidores no Instagram.
Leo, o mineiro com os prêmios mais importantes na gastronomia: Chef do Ano Prazeres da Mesa, 50 Best America Latina, Chef Revelação Guia 4 Rodas, Chef do Ano da Revista Veja 7 anos consecutivos, 4 Chef Hors Concours Revista Encontro, além de dezenas de premiações regionais, convida os chefs Pedro Frade da Confeitaria Caramelo e Guilherme Furtado e Gabriela Guimarães do Restaurante Okinaki.

Foto: Rodrigo Zeferino
Destaques