PT lança plataforma digital para mobilizar influenciadores pró-Lula

Iniciativa busca fortalecer presença do governo nas redes sociais e promover campanha por justiça tributária

Por Plox

03/07/2025 10h31 - Atualizado há 1 dia

Em uma tentativa de reforçar sua presença nas redes sociais e promover a campanha por justiça tributária, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nesta quarta-feira (2) uma nova plataforma digital. A iniciativa, apelidada nos bastidores de \"gabinete do amor\", visa mobilizar influenciadores digitais em apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Imagem Foto: Presidência


A plataforma, intitulada \"Influenciadores com Lula\", solicita aos interessados informações como nome completo, e-mail, número de WhatsApp, cidade, estado e perfis nas redes sociais. Além disso, os participantes são convidados a escolher de que forma desejam contribuir, seja espalhando conteúdo nas redes sociais, criando conteúdo próprio, atuando como representantes oficiais em suas cidades, organizando eventos locais ou liderando equipes regionais.



A principal ação vinculada ao lançamento da plataforma é a campanha \"Taxação BBB\", que defende a cobrança de impostos sobre bilionários, bancos e casas de apostas. Essa iniciativa busca compensar a isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5.000, promessa feita por Lula durante a campanha presidencial. O projeto de lei sobre o tema deve ser discutido no Congresso no segundo semestre.



Durante um encontro virtual que reuniu cerca de 270 criadores de conteúdo e apoiadores, o secretário nacional de Comunicação do PT, deputado federal Jilmar Tatto (SP), destacou a importância da mobilização digital:
\"O país está polarizado. Nos chamaram para a briga, estamos para briga. Experimenta. De 9 eleições nacionais, ganhamos 5\"

.


O marqueteiro Otávio Antunes, responsável pela campanha \"Taxação BBB\", explicou que a estratégia será dividida em fases. A primeira, já em curso, busca chamar atenção para o tema e trabalhar o conceito de justiça. A segunda deve investir em comparações objetivas, como mostrar que o Bolsa Família, que contempla milhões de pessoas, custa ao Estado o mesmo que isenções fiscais concedidas a poucos produtores rurais.



Para oferecer suporte jurídico aos influenciadores, o grupo Prerrogativas, coordenado pelo advogado Marco Aurélio Carvalho, foi acionado. Ele propôs a criação de uma equipe jurídica para dar suporte à militância pelos riscos legais da produção de conteúdo político. A orientação é que os apoiadores disseminem conteúdo verídico, de feitos realizados pelo governo Lula, além de entrar com força na campanha a favor de taxar o 1% mais rico do Brasil.



A nova frente de atuação digital do PT é, na prática, uma resposta ao crescente engajamento da direita nas plataformas sociais. Desde a ascensão de Jair Bolsonaro, perfis conservadores dominaram o debate público em aplicativos como Instagram, Twitter e TikTok. Tentativas anteriores da esquerda de conter esse avanço passaram por acusações de \"gabinetes do ódio\", ações no Judiciário, campanhas de desmonetização e articulações com big techs.



Com essa iniciativa, o PT busca não apenas fortalecer a defesa do governo nas redes sociais, mas também promover uma narrativa unificada em torno da justiça tributária, visando ampliar o alcance de suas pautas e reconquistar espaço no ambiente digital.


Destaques