Timóteo recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro neste sábado
Evento gratuito na Praça 1º de Maio destaca iniciativas de educação empreendedora com foco em sustentabilidade, inclusão e tecnologia
Por Plox
03/07/2025 15h53 - Atualizado há 2 dias
A cidade de Timóteo, no Vale do Aço, será palco da 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro neste sábado (5/7), das 9h às 16h, na Praça 1º de Maio. Com entrada gratuita e expectativa de atrair cerca de quatro mil visitantes, o evento destaca os resultados do trabalho com educação empreendedora desenvolvido ao longo do ano letivo nas escolas municipais. A ação é promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a prefeitura de Timóteo. O PLOX traz as informações ao vivo sobre a programação. Acompanhe na Live.
Sob o tema “Empreenda Timóteo: Incentivando ideias, criando conexões”, a feira vai apresentar projetos elaborados por aproximadamente 5,3 mil estudantes e 420 educadores de 16 escolas da rede municipal e duas unidades de educação infantil (Umeis).
Além dos estandes com os trabalhos estudantis, o público poderá conferir apresentações culturais, espaço kids, praça de alimentação com food trucks e atividades de lazer promovidas pelo projeto Gaia, do Sebrae Minas. Quem desejar, poderá contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível. Pela primeira vez, creches conveniadas participam da programação, junto com o Sicoob Copesita, que oferece orientação financeira gratuita por meio das Clínicas Financeiras.

A feira integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), implantado em Timóteo no fim de 2022. Desde então, mais de 500 educadores da cidade foram capacitados para aplicar metodologias como o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A proposta vai além da criação de negócios: visa desenvolver habilidades como pensamento crítico, criatividade e autonomia.
Projetos como o “Inovação Sustentável: Robótica e Sustentabilidade” da Escola José Moreira Bowen mostram como a robótica pode ser aliada da consciência ambiental, ao utilizar materiais recicláveis em protótipos funcionais. Já a Escola Novo Tempo mobilizou alunos da Educação Infantil ao 9º ano na criação de uma horta, com venda dos produtos na feira,
promovendo aprendizado prático e social.

Outra proposta, o “Feliz Idade”, da Escola Municipal de Timóteo, promove o intercâmbio entre gerações com oficinas e atividades interativas entre adolescentes e idosos. A Escola Clarindo Carlos Miranda criou um “Jardim Sensorial” para estimular sentidos e promover inclusão. Já a Escola Angelina Alves de Carvalho desenvolveu o projeto “Jogos e Brinquedos”, focado em práticas pedagógicas com materiais recicláveis.
O “Mercadinho do Joaquim”, da Escola Joaquim Ferreira de Souza, levou conceitos de matemática e consumo consciente aos alunos com uma loja fictícia de doces. E o projeto “Diga Sim, Diga Não”, da Escola Infantil Monteiro Lobato, promoveu a prevenção do abuso infantil por meio de rodas de conversa e atividades lúdicas.
Com mais de 65 mil professores capacitados em Minas Gerais somente em 2024, o PNEE tem impactado mais de 627 mil estudantes em mais de 800 municípios. A metodologia, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforça o compromisso com uma educação que prepara os alunos para os desafios da vida e do mercado de trabalho, fomentando uma mentalidade empreendedora desde cedo.