Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Fabriciano inicia levantamento de pacientes para inserção de DIU e Vasectomia na Rede Pública

    O trabalho, realizado primeiramente na Unidade de Saúde do Mangueiras, será feito também nas demais Unidades do município

    Por Plox

    03/08/2019 18h31 - Atualizado há mais de 2 anos

    A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou na última semana um levantamento de interessados em colocar o Dispositivo Intra Uterino (DIU) de cobre ou realizar a Vasectomia. O trabalho, realizado primeiramente na Unidade de Saúde do Mangueiras, será feito também nas demais Unidades do município, com o objetivo de ampliar as ações preventivas dentro do planejamento familiar.

    “As orientações voltadas para os pacientes são fundamentais para um maior esclarecimento de dúvidas antes de realizar o procedimento”, afirma a Gerente de Atenção Especializada, Danielle Miranda.

    Os pedidos serão encaminhados ao Centro de Especialidades e Programas de Saúde (CEPS), via malote, todas as quintas-feiras, e logo após, agendados para os profissionais programarem os atendimentos.

    diuFoto: divulgação

    PLANEJAMENTO FAMILIAR

    O planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada de seus filhos, e também a prevenir uma gravidez indesejada. Os métodos disponibilizados dentro do planejamento são: Anticoncepcional Injetável; Dispositivo Intra Uterino (DIU); Laqueadura; Vasectomia; Preservativos e Pílulas.

    A Lei nº 9.236, de 12 de janeiro de 1996, regulamenta o planejamento familiar no Brasil e proporciona ações preventivas para a mulher e o homem.

    DIU DE COBRE

    O DIU de cobre é um método contraceptivo em forma de “T”, que é colocado dentro do útero da mulher para impedir que ocorra uma gravidez. Revestido com esse metal, o dispositivo tem a função de liberar o cobre no útero e deixar a região hostil ao espermatozoide.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o DIU de cobre tem 99,3% de eficácia. Entre suas principais vantagens, destaca-se que o dispositivo não é abortivo, não causa câncer, não altera o ciclo menstrual, não causa infecção e não deixa a mulher infértil ao deixar de usar. Vale lembrar que é contraindicado para gestantes e pacientes em tratamento oncológico.

    A paciente interessada em colocar o DIU de cobre, deve ter em mãos o exame preventivo de pelo menos seis meses, e um teste de gravidez, e estar em perfeito estado de saúde.

    diu-2Foto: divulgação

    VASECTOMIA

    A Vasectomia é o método contraceptivo a longo prazo mais eficiente que existe. Trata-se de uma cirurgia que interrompe a passagem dos espermatozóides do saco escrotal para o líquido ejaculado. A cirurgia é simples e não causa impotência.

    Segundo a Lei do Planejamento Familiar (L9.263/96), as condições para realizar o procedimento são: ter dois filhos vivos ou mais; ter mais de 25 anos; estar em uma união estável de pelo menos dois anos; não estar com infecção urinária; não estar alcoolizado; e não possuir alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST’s).
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]