WhatsApp anuncia ferramenta para checar “fake news”

Segundo a empresa, a ferramenta está em fase de testes no Brasil e em outros países

Por Plox

03/08/2020 18h43 - Atualizado há mais de 3 anos

Nesta segunda-feira (3), o WhatsApp anunciou mais uma função do aplicativo, que permite confirmar se a informação é falsa ou verdadeira.

De acordo com a empresa, o recurso permite que o usuário faça uma busca no Google, do conteúdo de mensagens muito encaminhadas. A ferramenta está disponível no Android e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web.

Segundo a empresa, a a medida tem como objetivo frear a disseminação de "fake news" e outras informações imprecisas. O recurso está em testes na versão mais recente do aplicativo, disponível no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido.

 

WhatsApp-2Foto: divulgação
 

Quando o usuário recebe uma mensagem, que foi encaminhada por várias vezes, o WhatsApp exibe uma lupa, com a opção do usuário fazer uma pesquisa. Quando o usuário aciona a lupa, ele é automaticamente direcionado ao Google, onde são exibidos resultados, para que o usuário possa checar a informação.

Ainda segundo a empresa, a ferramenta está em fases de teste e faz parte das medidas tomadas, para o combate das “fake news” disseminadas nas redes sociais.
 

Destaques