Presidente da Fundação Aperam, Venilson Vitorino, é entrevistado no PodPlox

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

Por Plox

03/08/2023 18h53 - Atualizado há quase 2 anos

Timóteo, no Vale do Aço, abriga um centro cultural que recebe um número variado de manifestações artísticas ao longo ano. É o Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita. Mais famoso nos últimos anos em razão da “Cantata de Natal”, o prédio abriga o museu da empresa, galeria de exposição, teatro, salas para cursos e oficinas, bem como jardins e um grande bosque onde são realizados eventos variados. Inclusive, sexta e sábado, vai receber Bosque Festival. As ações da Fundação Aperam abrangem quatro áreas: educação, cultura, promoção social e meio ambiente. Essa última inclui o Oikós, um área de preservação rica em diversidade de espécies de plantas e animais. No fim do primeiro semestre, pela primeira vez, a Fundação Aperam divulgou um balanço social. O presidente Venilson Vitorino participa do PodPlox nesta quinta-feira para comentar sobre as realizações e também sobre o que estar por vir na programação do segundo semestre. Acompanhe ao vivo!

 

O início
O Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita foi inaugurado em 31 de outubro de 1994, na antiga Casa de hóspedes da então Acesita. O imóvel, erguido na década de 1950, foi totalmente adequado para sua nova finalidade e possui 2.500 m² de área construída. Com a criação do Centro Cultural, a Fundação Aperam Acesita proporcionou o acesso da população do Vale do Aço a todo tipo de manifestação cultural. A instituição mantém um programa permanente de atividades culturais que valoriza os artistas da região e também abre espaço para artistas de projeção nacional. Visitas monitoradas às exposições e ao Museu da Aperam também fazem parte do portfólio de atividades desenvolvidas no Centro Cultural.

Bosque Festival
O Bosque da Fundação Aperam Acesita vai sediar mais uma edição do Bosque Festival, nos dias 4 e 5 de agosto (sexta e sábado). O evento é voltado para família e reúne atrações culturais, gastronomia e cervejas artesanais. Além dos shows, o espaço vai abrigar food trucks, beer trucks e espaço kids com monitores para as crianças. Os ingressos já estão à venda na recepção da Fundação Aperam, pelo valor de R$10 (crianças até 10 anos não pagam).

O Bosque Festival abre suas portas para o público às 17h, na sexta-feira (4 de agosto). A animação fica por conta dos shows de Mateus Mor e das bandas Camaro e Gertrudes. Já no dia seguinte, sábado (5 de agosto), a festa começa mais cedo, às 16h, e traz na programação os shows de Matheus Solano e Renan Scarpati, além das bandas L’âge D’or e Hocus Pocus (Beatles Cover - BH).

Além de proporcionar um evento de diversão e animação para as famílias, o evento vai beneficiar Associações Culturais do Vale do Aço, sendo: Associação Cultural do Congado de Timóteo, Associação Cultural Irmandade Reino do Rosário/Guarda De Moçambique de Timóteo, Associação Coreográfica Hibridus Cia de Dança, Dama Espaço Cultural, que vão participar do Bosque Festival com venda de pratos típicos e bebidas. O evento é realizado pelo Hibridus Dança e Fundação Aperam Acesita, com o patrocínio da Aperam, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Este ano o Bosque Festival está mais amplo, com atrativos gastronômicos que vão além das cervejas artesanais, trazendo mais parceiros como participantes para valorizar os grupos e artistas do Vale do Aço. Convidamos toda comunidade da região para prestigiar e também fazer parte desta festa”, enfatiza a coordenadora de projetos culturais da Fundação Aperam Acesita, Kelly Soares

Balanço Social 2022
A Fundação Aperam Acesita apresentou o Balanço Social 2022 da Aperam South America 2022, no fim de junho (20/06), na Sede Campestre do Acesita Esporte Clube. Pela primeira vez realizado na região do Vale do Aço, o material traz um resumo de todas ações que foram desenvolvidas no ano anterior, fruto do amplo trabalho desenvolvido pela Aperam South America e a Aperam BioEnergia, por meio da Fundação, em diversas frentes de atuação, visando o desenvolvimento de pessoas e das comunidades onde atuam.
Autoridades locais, representantes das entidades beneficiadas pelas ações e de veículos de comunicação participaram do evento.
A publicação apresenta relatos de pessoas que foram beneficiadas com projetos e programas dos eixos da educação, cultura, meio ambiente e promoção social promovidos pelas empresas nos Vales do Aço e Jequitinhonha. O fortalecimento das parcerias com o Poder Público, instituições sociais e autarquias, além dos valores investidos em diversos projetos sociais contribuíram para a valorização e crescimento do Vale do Aço e do Jequitinhonha também estão presentes na publicação.
Um breve resumo das principais ações sociais desenvolvidas junto às comunidades durante o ano de 2022 foram apresentadas pelo presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino. “Cada pessoa que passou pelo nosso casarão, o Museu Aperam, pelas atividades do Oikós, ou é beneficiado pelas entidades conveniadas pelo Edital de Projetos da Fundação, é impactada positivamente pelas ações sociais da Aperam South America, por meio da Fundação”, detalhou.
O diretor de Gente & Gestão, Comunicação, Responsabilidade Social e Inclusão & Diversidade da Aperam South America, Rodrigo Heronville, reforçou a importância de apresentar as ações socioculturais à comunidade. “A Fundação é muito mais que a Cantata de Natal, conhecida por todos, e conseguimos ver isso através deste evento tão importante. Além disso, conquistamos a certificação ResponsibleSteel™, considerado o principal título ESG (Environmental, Social and Governance, em português Meio Ambiente, Social e Governança) de empresas do setor do aço. Isso representa que o diferencial da nossa empresa são as pessoas que trabalham conosco e como nós interagimos de forma sustentável com cada comunidade onde atuamos”, frisou.
Proximidade
Para o vice-prefeito de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, o Vespa, o Balanço marca a história da Fundação e do desenvolvimento das comunidades. “Como professor, visitei muitas vezes com turmas de estudantes os espaços como o Oikós e o Museu Aperam, conheço muito bem as atividades da Fundação Aperam e o quanto fazem diferença na vida das crianças e adolescentes que participam. Nós só temos a agradecer”, reforçou.
Júlio César Lana Jaques, fundador e diretor Executivo do projeto Ajudôu, foi um dos representantes de entidades homenageados durante o evento de apresentação do Balanço Social. “Nós, que atuamos no terceiro setor, muitas vezes trabalhamos no anonimato,

acumulando histórias e compartilhando experiências bonitas. Ao longo dos últimos 28 anos, enfrentamos inúmeras adversidades e superamos desafios. Esse caloroso reconhecimento nos inspira a continuar nosso trabalho de transformar a vida de milhares de crianças por meio do esporte. Com a Fundação Aperam, uma das maiores parceiras do Ajudôu atualmente, estamos levando aulas gratuitas de vôlei e futsal para 600 crianças em cinco cidades do Vale do Jequitinhonha: Capelinha, Itamarandiba, Turmalina, Veredinha e Minas Novas”, revelou.

O nome Oikós é uma homenagem tanto à civilização grega (a palavra oikos significa casa) quanto à indígena brasileira, que pronuncia de maneira mais forte a última sílaba das palavras, passando-as de paroxítonas para oxítonas.

Essa riqueza natural, abrange 989 hectares e está localizada dentro dos domínios da Mata Atlântica e do perímetro urbano de Timóteo, cercado por matas secundárias, nascentes e grande diversidade de espécies de plantas e animais. Funciona como Centro de Educação Ambiental da Aperam South America e representa não apenas um presente para a comunidade, mas um compromisso da Empresa com a qualidade de vida na região onde atua.

O Oikós é vizinho do Parque Estadual do Rio Doce, uma Unidade de Conservação, que também guarda tesouros da Mata Atlântica em seus quase 36 mil hectares e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Reserva da Biosfera.

Biografia
Nascido e criado em Timóteo, Venilson Araújo Vitorino é Engenheiro Mecânico de formação, com especializações nas áreas de Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas. Com Maria Eunice Barros constitui família de 3 filhos, Gabriel, Filipe e Flavia.
 

Destaques