Quase 20 marcas de café recolhidas por irregularidades
As análises identificaram que esses produtos não são seguros para consumo.
Por Plox
03/08/2024 07h48 - Atualizado há 11 meses
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou na sexta-feira (2) a retirada de 16 marcas de café torrado do mercado por apresentarem impurezas e elementos estranhos acima do permitido. As análises identificaram que esses produtos não são seguros para consumo.

Lista de marcas proibidas
As 16 marcas de café que serão recolhidas são: Oba Oba Sorriso, Exemplar, Matão, Belo, Moreno, Pureza, Terra da Saudade, Góes Tradicional a Vácuo, Serra do Brasil, Cambeense, Dourados, Do Norte, Salute, Ivaiporã, Terra da Gente e Dona Filinha. O Mapa recomenda que os consumidores parem de utilizar esses produtos e solicitem a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor. Caso essas marcas sejam encontradas à venda, os consumidores devem informar através do canal Fala.BR, especificando o estabelecimento e endereço.
Fiscalização intensificada
O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária é responsável pelas fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno. Segundo Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal, “após a realização da Operação Valoriza, em março de 2024, em que foram feitas fiscalizações de café torrado durante duas semanas de maneira concentrada, o Mapa continuou realizando fiscalizações de rotina durante os meses seguintes, incluindo o atendimento às denúncias feitas por cidadãos por meio da plataforma Fala.BR”.