Cidade de MG realiza nova eleição após candidato mais votado ser barrado por tráfico
São José da Varginha vai às urnas neste domingo após TRE-MG indeferir candidatura de Netinho, condenado por tráfico de drogas
Por Plox
03/08/2025 10h46 - Atualizado há 1 dia
Neste domingo (3), os eleitores de São José da Varginha, no Centro-Oeste de Minas Gerais, voltam às urnas para escolher um novo prefeito e vice-prefeito. A votação acontece após a Justiça Eleitoral indeferir a candidatura de José Alves de Carvalho Neto, o Netinho (PP), eleito com 1.565 votos no pleito municipal de 2024.

A decisão partiu do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que apontou a inelegibilidade de Netinho devido a uma condenação por tráfico de drogas registrada em 2017. Mesmo inelegível por oito anos, ele participou da eleição, mas teve sua candidatura barrada em junho deste ano.
Com a impossibilidade de assumir o cargo, o então presidente da Câmara Municipal, vereador Sirley Leite (PP), assumiu interinamente a chefia do Executivo. Para manter a influência política, Netinho lançou a candidatura de sua irmã, Josiana Soares Carvalho Santana (PV), que aparece nas urnas como \"Josi irmã do Netinho\".
Além de Josiana, outras duas chapas disputam a prefeitura: Mateus Augusto Soares dos Santos e Luciano Ferreira da Silva, ambos do PSB; e Victor Paulino de Melo Pereira (Avante) com Ronaldo Soares Maia (Podemos) na vice. A votação ocorre das 8h às 17h, e os eleitores aptos são aqueles registrados até 5 de março de 2025.
Aqueles que não puderem votar devem justificar a ausência pelo aplicativo e-Título no dia da eleição, ou em até 60 dias por meio do mesmo aplicativo ou pelo sistema Justifica.
A diplomação dos eleitos está prevista para acontecer até o dia 25 de agosto.