Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Conectados aos 60+: número de idosos na internet dispara no Brasil

Segundo o IBGE, em 2024 o país registrou 24,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais acessando a internet — quase quatro vezes mais que em 2016

03/08/2025 às 12:52 por Redação Plox

Em apenas oito anos, o Brasil registrou um aumento de 278% no número de idosos conectados à internet. Em 2016, o país contabilizava cerca de 6,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais utilizando a rede mundial de computadores. Já em 2024, esse contingente saltou para 24,5 milhões, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Imagem Foto: Reproduçãoução TV BrasilReprodução TV Brasil

A informação faz parte do suplemento sobre tecnologia da informação e comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), que analisa o comportamento digital dos brasileiros desde 2016. As entrevistas da última edição foram realizadas no último trimestre de 2024, considerando os 90 dias anteriores à coleta de dados.


No recorte por faixa etária, o levantamento mostra que a proporção de idosos que utilizam a internet cresceu de 44,8% em 2016 para 69,8% em 2024. Ainda assim, segundo o analista Gustavo Geaquinto Fontes, esse grupo permanece como o que menos acessa a rede. Entre os idosos que estão online, 87,9% usam a internet diariamente.


O crescimento da conectividade na terceira idade acompanha a tendência geral no país. Em 2024, o número de brasileiros com 10 anos ou mais que acessam a internet atingiu 168 milhões — representando 89,1% dessa faixa etária. Dentre os principais usos da rede estão a troca de mensagens, comunicação em geral e serviços bancários.


A frequência de uso também chama atenção: 95,2% dos usuários disseram acessar a internet todos os dias. Apenas 0,6% afirmaram usar menos de uma vez por semana.


O celular segue como o principal meio de acesso para os internautas: 98,8% dos usuários utilizam o aparelho para se conectar. Já o uso de computadores, que era de 63,2% em 2016, caiu para 33,4% em 2024.


Um dado que chama atenção é o crescimento do uso de televisores para acessar a internet. Em 2016, apenas 11,3% das pessoas usavam a TV para navegar. Em 2024, esse percentual subiu para 53,5%, tornando o aparelho o segundo mais utilizado para esse fim.


A evolução do acesso à internet também é evidente nos domicílios brasileiros. Dos aproximadamente 80 milhões de lares existentes no país, 74,9 milhões (ou 93,6%) possuíam conexão em 2024. Em 2016, eram 70,9% com acesso.


Outro ponto observado foi a relação entre renda e conectividade. O rendimento médio por pessoa em lares com internet era de R$ 2.106, contra R$ 1.233 em residências sem acesso. Quase todos os domicílios conectados (99,9%) utilizam banda larga, seja fixa ou móvel.


A pesquisa ainda revelou desigualdade entre áreas urbanas e rurais. Enquanto 94,7% dos lares em zonas urbanas têm acesso à internet, nas áreas rurais esse índice é de 84,8%. Apesar da diferença, a distância entre os dois cenários vem diminuindo gradualmente nos últimos anos.


Compartilhar a notícia

para você
Teatro João Paulo II é palco de musical que conta a história de Jesus
LAZER

Teatro João Paulo II é palco de musical que conta a história de Jesus

Um espetáculo pós-Páscoa leva emoção e reflexão através da história de Jesus no Unileste

Foto: Reprodução/Internet
ESPORTES

Torcida do Galo encontra jogador em bar através do ‘Disque balada’; Zaracho se defende

Junior Alonso, um dos líderes do Atlético, usou suas redes sociais para defender o companheiro de clube

Escolas do ES precisarão de aval dos pais para abordar identidade de gênero
EDUCAçãO

Escolas do ES precisarão de aval dos pais para abordar identidade de gênero

Nova lei determina que temas como diversidade sexual e igualdade de gênero só poderão ser tratados com autorização por escrito dos responsáveis

Chef do 'Alto Nível' causa polêmica ao criticar MasterChef e revolta internautas
FAMOSOS

Chef do 'Alto Nível' causa polêmica ao criticar MasterChef e revolta internautas

Declaração de Renata Vanzetto em evento da Globo provoca reações indignadas nas redes sociais e gera resposta de ex-participante do reality da Band