Ministério sugere compras internas para conter perdas com tarifa dos EUA
Paulo Teixeira propõe que governo adquira produtos afetados por medidas norte-americanas
Por Plox
03/08/2025 13h44 - Atualizado há 2 dias
Durante o 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado em Brasília neste domingo, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, revelou que seu ministério propôs uma medida alternativa para lidar com as perdas decorrentes das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

A sugestão consiste na adoção de compras públicas por parte do governo federal, como forma de absorver os itens que deixarem de ser exportados ao mercado norte-americano. De acordo com Teixeira, a medida está inserida no plano de contingência em avaliação pelo Palácio do Planalto.
\"As negociações estão acontecendo, mas vai ter um plano de contingência, sim, e inclusive o meu ministério sugeriu que essa fosse uma das medidas a serem adotadas\",
declarou o ministro em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
O plano em questão está sendo discutido entre diferentes ministérios e já conta com mais de 30 propostas que serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Fernando Haddad, ministro da Fazenda, caberá a Lula decidir quais dessas ações serão efetivamente implementadas.
As compras públicas sugeridas podem ocorrer por três frentes: por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com foco nas merendas escolares; através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado à agricultura familiar; ou ainda utilizando a modalidade de compras institucionais, destinadas ao abastecimento de equipamentos públicos como hospitais e universidades.
A proposta surge em um momento de tensão comercial com os Estados Unidos, que recentemente anunciaram novas barreiras tarifárias a produtos brasileiros, o que motivou reações de diversos setores do governo e do partido. A medida proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário busca, assim, minimizar os impactos dessas restrições sobre a produção nacional.