Mais de 100 milhões de tilápias são vacinadas no país

A imunização representa cerca de 40% da produção nacional

Por Plox

03/09/2019 08h48 - Atualizado há quase 6 anos

Mais de 100 milhões de tilápia por ano são vacinadas contra doenças no Brasil, conforme informação de Rodrigo Zanolo, veterinário e gerente de mercado de aquicultura da MSD Saúde Animal, associada ao Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). 

O Brasil produziu 722.560 toneladas de peixes de cultivo em 2018. Da produção total, 55% englobou a tilápia, que respondeu por 400.280 toneladas. O levantamento é da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR). Entre as maiores dificuldades para a criação das tilápias estão as bactérias Aeromonas móveis e Streptococcus agalactiae, responsáveis por causar estreptococose. Para tanto, além da vacina, os produtores usam antimicrobianos para que as bactérias não propaguem.

reprodução

A tilápia é um dos peixes mais consumidos no país-Foto: Reprodução

Conforme explica Zanolo, as mais de 100 milhões de tilápia vacinadas representam cerca de 40% da produção nacional. Cada unidade de peixe recebe vacina injetável aos 45 dias de vida. Após a imunização, se aguarda até seis meses para que o animal seja abatido. “A tilápia é o peixe que mais se adequa às necessidades do consumidor brasileiro, devido à qualidade da sua carne branca e ao sabor suave. Seu consumo gira em torno 1,6 quilos por habitantes por ano. Também é a espécie que mais atrai investimentos dos produtores, pois já tem pacote tecnológico avançado, com genética evoluída, medicamentos de qualidade e manejo nutricional desenvolvido”, esclarece. 

O Brasil é visto com credibilidade no mercado internacional, tanto pela criação, quanto pela qualidade desses peixes. Para o vice-presidente executivo do Sindan, Emilio Salani, “é nosso papel, juntamente com as empresas associadas, nos preocupar com a segurança alimentar e fomentar a inovação em tecnologias para saúde animal que garantam ao país elevado status sanitário na cadeia das proteínas animais como um todo, incluindo a piscicultura”.
 

Atualizada às 10h40

Destaques