Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ipatinga abre a OLICEI 2021, que terá participação de mais de 10 mil alunos

    Uma cerimônia especial na tarde desta sexta-feira (3), na Praça dos Três Poderes, marcou a abertura da nova edição da Olimpíada

    Por Plox

    03/09/2021 21h29 - Atualizado há 17 dias

    Uma cerimônia especial na tarde desta sexta-feira (3), na Praça dos Três Poderes, marcou a abertura da nova edição da Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga (OLICEI), que uma vez mais mobilizará milhares de estudantes e toda a comunidade escolar do município, com a expectativa de forte interação, motivação e revelação de muitos talentos.

    Foto: divulgação/ PMI

     

    Antes da concentração no paço municipal, foi acesa a Chama Olímpica no Parque Samambaia (importante reserva ambiental da cidade localizada no bairro Bom Jardim), em cerimônia abrilhantada por apresentações artísticas de alunos da Educação em Tempo Integral.

     

    Em seguida, com o acompanhamento de uma unidade do SAMU, ciclistas, batedores da Polícia Militar e viatura do Corpo de Bombeiros, a tocha foi conduzida em revezamento por representantes de diversos segmentos, percorrendo várias regiões da cidade (Bom Jardim, Esperança, Cidade Nobre, Iguaçu, Jardim Panorama, Veneza, Centro) por quase duas horas até o parlatório diante da Prefeitura. O símbolo inaugural das competições chegou por volta das 15h, trazido pela medalhista olímpica no atletismo, Lucimar Aparecida de Moura, que realizou o acendimento da pira.

    Foto: divulgação/ PMI

     

    Além dos pavilhões do Brasil, de Minas Gerais e do Município, foi hasteado o estandarte da OLICEI, por um aluno do projeto Esporte Paralímpico. Logo após, o prefeito Gustavo Nunes, acompanhado de seu secretariado e demais autoridades, declarou aberta a Olimpíada.

    “É com grande satisfação que abro oficialmente a OLICEI 2021, que traz uma série de novidades envolvendo estudantes, professores e equipes diretivas das 47 escolas municipais. Serão mais de 10 mil alunos envolvidos em atividades presenciais e virtuais que envolverão nove ações. Agradeço a todos pela participação e desejo bons jogos”, frisou o prefeito Gustavo Nunes.

    Escolas participantes
    Devido à pandemia, a abertura contou com número reduzido de pessoas, e cada educandário foi representado por apenas três alunos e um membro do corpo diretivo na Praça dos Três Poderes. Contudo, ao todo, mais de 10 mil alunos estarão envolvidos nas ações propostas para a atual edição da OLICEI, que contará com provas presenciais e remotas. Vão competir as 47 escolas da rede municipal, além de estudantes das redes estadual e privada, cujos estabelecimentos também foram convidados e  estiveram representados no evento de abertura.

     

    Estarão representando o ensino municipal as seguintes escolas: Altina Olívia Gonçalves, Benvinda Moreira Pacheco, Carlos Drummond de Andrade, Deolinda Tavares Lamego, Ary Malta, Sete de Outubro, Chirlene Cristina Pereira, Primeiros Passos, Everson Geraldo Magalhães Lage, Gercy Benevenuto, Henrique de Freitas Badaró, Hermes de Oliveira Barbosa, Hugo Duarte Coutinho, Jaime de Morais Quintão, João Amparo Damasceno, João Reis de Souza, Levindo Mariano, Lucinda Fernandes Madeira, Márcio Andrade Guerra, Maria Rodrigues Barnabé, Nelcina Rosa de Jesus, Padre Bertollo, Padre Cícero de Castro, Paulo Freire, Estrelinha Azul, Gente Inocente, Pato Donald, Reino Encantado, Artur Bernardes, Evaldo Fontes, Mário Casassanta, Maria da Conceição Pena Rocha, Nívea de Oliveira Lopes, Vilma de Faria Silva, Zélia Duarte Passos, CMEI’s Padre Efraim Solano Rocha, João Batista Dorneles, João Ferreira dos Santos, José Martins da Silva, Parque das Águas e Salvelino Liu de Olveira Barbosa, Centro de Atendimento Especializado Herbert de Souza (CENAM), Mãe Dolores, EMEI’s Arlete Zorzan Cicarini, Mercedes Rosa Duarte, Pedro Ferreira Maciel e Terezinha Martins da Silva.

    As nove ações
    A grande novidade com relação à OLICEI 2021 é que o evento foi dividido em nove etapas, sendo bastante ampliado o leque para revelação de aptidões e exercício da criatividade.

    A primeira delas é o Concurso de Desenho, que se inicia ainda nesta sexta-feira (3). Outras atividades serão as seguintes: Concurso de Fotografia, Concurso de Poemas, Torneio de Xadrez, Gincana Motora, Festival de Teatro, Festival de Música, Festival de Dança e a Olimpíada do Conhecimento, que irá até o dia 27 de novembro e marcará o encerramento desta edição.

    “Pautada no olhar do desenvolvimento integral do aluno, a OLICEI  vem para contribuir na formação dos estudantes em suas múltiplas dimensões. Durante 80 dias, serão trabalhadas as nove ações, uma novidade, sempre visando o desenvolvimento cognitivo, esportivo, artístico e cultural. As diversas  modalidades terão a participação das redes municipal, estadual e privada, e o intuito é, além de agregar conhecimento, fazer interagir a comunidade escolar de Ipatinga em momentos de vivência presencial e virtual, uma vez que defendemos a Educação como bandeira essencial do nosso município”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Avelar.

    Ao final, além  dos diversos reflexos positivos projetados como consequência do envolvimento amplo das redes de ensino da cidade, principal objetivo das competições,  haverá  premiacões para alunos e escolas participantes, adianta a Secretaria de Educação. 
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]