Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Minas confirma cinco primeiros casos de variante Mu, supostamente resistente a vacinas

    Notificações foram confirmadas em Guanhães e em Virginópolis, no Vale do Rio Doce

    Por Plox

    03/09/2021 13h42 - Atualizado há mais de 2 anos

    A variante Mu, descoberta na Colômbia e que preocupa devido à possibilidade de ser resistente a vacinas, foi detectada em cinco pessoas em Minas Gerais. Dois casos ocorreram em Guanhães e outros três em Virginópolis, ambos no Vale do Rio Doce.

    A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta sexta-feira (3). Já em relação à Delta, outra variação do coronavírus, o número de notificações positivas subiu para 236.

    Variante Mu do coronavírus surgiu na Colômbia. Foto: reprodução/ Pixabay

     

    A pasta estadual ainda não repassou mais informações sobre os casos da variante Mu em Minas. Em entrevista ao jornal O Tempo, nessa quinta (2), data em que os casos de Mu ainda não haviam sido divulgados, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou que a Mu não causa preocupação, mas seria observada.

    "Novas variantes são descobertas o tempo todo em estudos genômicos. A diferença é notar se é uma mutação isolável e não replicável.  A UFMG (por exemplo) encontrou, em Belo Horizonte, uma cepa nova, mas ela foi muito pouca encontrada, foi uma achado sem relevância epidemiológica", declarou.

    Baccheretti também explicou que a vacinação é melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes.

    O Plox procurou o Ministério da Saúde para obter mais informações sobre casos identificados no Brasil, e aguarda retorno.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]