Acusado de estuprar menina de 13 anos é preso ao ser deportado dos EUA para Minas

Homem, investigado por dois crimes de estupro, foi detido no aeroporto de Confins após alerta internacional da Interpol

Por Plox

03/09/2025 16h17 - Atualizado há 3 dias

Um homem acusado de estuprar uma adolescente de 13 anos foi preso ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após ser deportado dos Estados Unidos no último dia 28 de agosto.




A prisão foi possível graças a um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que solicitou à Interpol a inclusão do nome do suspeito na Difusão Vermelha, mecanismo internacional de alerta para captura de foragidos. O crime que motivou o pedido de prisão foi cometido em maio de 2023, na cidade de Tarumirim, no Vale do Rio Doce.


Após a denúncia, o homem fugiu para os Estados Unidos. Em 2024, a Justiça de Minas decretou sua prisão preventiva. Com o nome inserido no sistema internacional, ele acabou sendo detido em território americano no dia 24 de julho de 2024. A deportação ao Brasil foi autorizada, e a prisão foi cumprida assim que ele desembarcou.


Após ser detido no aeroporto, o homem foi encaminhado ao presídio Inspetor José Martinho Drumond, localizado em Ribeirão das Neves. Segundo informações da Promotoria de Justiça de Tarumirim, ele também responde a outra ação penal por estupro, que teria ocorrido entre os anos de 2019 e 2020.


Se for condenado nos dois processos, o acusado poderá cumprir pena de até 25 anos de prisão. Para o promotor de Justiça Jonas Júnio Linhares Costa Monteiro, a ação representa um avanço no enfrentamento à criminalidade e à impunidade no município.


"A detenção nos Estados Unidos e a prisão ocorrida no Brasil representam importantes conquistas no combate à impunidade e à criminalidade em Tarumirim, o que reforça o compromisso das autoridades com a justiça e a segurança pública”, afirmou o promotor de Justiça.  


Imagem Foto: Google Earth - Fórum da Comarca de Tarumirim


Destaques