Empresas do Simples terão mais prazo para pagar tributos após tarifaço dos EUA

Recolhimentos de setembro e outubro foram adiados para novembro e dezembro, beneficiando companhias com exportações acima de 5% para os Estados Unidos

Por Plox

03/09/2025 09h09 - Atualizado há 1 dia

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu adiar em dois meses o recolhimento de tributos das empresas afetadas pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que elevou em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e tem como objetivo dar fôlego financeiro às companhias prejudicadas pela alta nas alíquotas.


Imagem Foto: Agência Brasil


Com a mudança, os pagamentos que venceriam em setembro foram transferidos para o dia 21 de novembro, enquanto os de outubro passam a ter prazo em 22 de dezembro. A decisão também alcança os parcelamentos administrados pela Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Nesse caso, as parcelas previstas para setembro passam a vencer no último dia útil de novembro, e as de outubro, no último dia útil de dezembro.


As regras são específicas para empresas optantes pelo Simples Nacional que tiveram, entre julho de 2024 e junho de 2025, no mínimo 5% do faturamento bruto proveniente de exportações para os Estados Unidos.


\"As medidas valem para as empresas optantes pelo Simples afetadas pelo tarifaço\", destacou o comitê na resolução oficial.

A decisão busca amenizar os efeitos da política norte-americana sobre pequenos negócios brasileiros que dependem da exportação para manter sua competitividade no mercado internacional.


Destaques