Ipatinga intensifica campanha para ampliar vacinação e combater baixa cobertura
Com unidades em horário estendido e Vacimóvel nas ruas, município busca atualizar cartões e evitar retorno de doenças
Por Plox
03/09/2025 13h44 - Atualizado há 7 dias
A Prefeitura de Ipatinga iniciou uma nova campanha de vacinação para ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população contra doenças imunopreveníveis. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cobertura vacinal segue abaixo do ideal e favorece o retorno de doenças antes erradicadas. Isso causa sobrecarga das unidades de saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que registra alta demanda de atendimentos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças e idosos. Uma coletiva de imprensa foi realizada nesta quarta-feira para trazer o alerta à população. Acompanhe na Live.

De acordo com o SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações), a cobertura vacinal em Ipatinga segue abaixo do ideal. Essa realidade tem impactos diretos na saúde pública, favorecendo o retorno de doenças antes erradicadas e a sobrecarga das unidades de saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que registra alta demanda de atendimentos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças e idosos.

Apenas 52,5% da população-alvo recebeu a vacina contra a Influenza em 2025, totalizando 61.486 doses aplicadas até o momento. Para reverter esse cenário, a SMS adotou estratégias que incluem a vacinação setorizada, com equipes indo a pontos diversos da cidade, e a ampliação dos horários em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A UBS do Iguaçu agora funciona das 7h30 às 19h, de segunda a sexta, e a UBS do Canaã atende aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h.
Outro destaque da campanha é o Vacimóvel, veículo que percorre locais de grande circulação com cronograma semanal divulgado nas redes sociais da Prefeitura. O serviço também está disponível para empresas que desejam vacinar seus funcionários, mediante agendamento pelo aplicativo “Fala Ipatinga” ou pelo e-mail [email protected].
Para incentivar o engajamento do setor privado, foi criado o “Selo de Ouro: Incentivando as Boas Práticas de Vacinação e Saúde no Ambiente de Trabalho em Ipatinga”. A certificação reconhece empresas que promovem ações de imunização entre os colaboradores.
O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, destacou a importância da participação da comunidade. “A vacinação é uma medida fundamental para proteger nossa comunidade contra uma série de males. Estamos empenhados em garantir que todos tenham acesso aos imunizantes necessários para proteção e segurança. Ampliar a cobertura vacinal significa salvar vidas.”
A população pode se vacinar na UBS mais próxima, levando documento de identidade e o cartão vacinal. Com profissionais qualificados, unidades estruturadas e diversas estratégias em campo, Ipatinga segue mobilizada para garantir saúde e segurança a todos os moradores.