Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

STF retoma julgamento da trama golpista com defesa de Bolsonaro e generais

Segunda sessão da fase final conta com manifestações de advogados de Jair Bolsonaro, Augusto Heleno e outros acusados

03/09/2025 às 12:43 por Redação Plox

Na manhã desta quarta-feira (3/9), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, às 9h18, o julgamento da ação penal que investiga a chamada trama golpista atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a outros sete acusados apontados como integrantes do núcleo central do esquema.


Imagem Foto: Reprodução TV justiça

A sessão de hoje, marcada para ocorrer no período da manhã, terá como ponto alto a sustentação oral da defesa do ex-presidente. O julgamento, no entanto, foi aberto com a fala do advogado do general Augusto Heleno, Matheus Milanez, que utilizou slides autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes para apresentar seus argumentos. Ele reforçou a alegação de falta de acesso completo ao material da Procuradoria-Geral da República (PGR) e criticou a atuação de Moraes, dizendo:
“O juiz não pode tornar-se protagonista do processo. Não existe imparcialidade.”

No primeiro dia, ocorrido na terça-feira (2/9), o presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, abriu os trabalhos, seguido da leitura do relatório pelo relator Alexandre de Moraes. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou a acusação contra Bolsonaro e os demais réus, listando provas e fatos que, segundo a PGR, demonstrariam a existência de uma organização criminosa. Ele afirmou que não é necessária uma ordem formal para configurar a tentativa de golpe e classificou os atos de 8 de janeiro de 2023 como “espantosos e tenebrosos”.


Ainda na primeira sessão, as defesas de Mauro Cid, Alexandre Ramagem e Anderson Torres se manifestaram. A defesa de Cid destacou que a delação premiada foi voluntária, enquanto a de Ramagem negou participação em planos contra as urnas eletrônicas. Já o advogado de Anderson Torres rebateu a acusação de fuga ao exterior e afirmou que a minuta golpista encontrada em sua residência já circulava na internet.


Outro momento marcante foi a advertência da ministra Cármen Lúcia ao advogado de Ramagem, que confundiu os termos “processo eleitoral auditável” e “voto impresso”. A ministra reforçou que o sistema eleitoral brasileiro já é auditável e não deve ser confundido com a proposta do voto impresso.


A lista de acusados do núcleo central inclui, além de Bolsonaro e Heleno, os seguintes nomes: Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier, Mauro Cid, Anderson Torres e Alexandre Ramagem. Segundo a PGR, cada um teria desempenhado papéis estratégicos no planejamento ou execução da tentativa de ruptura democrática.


O julgamento desta semana deve encerrar com as últimas sustentações orais. Os votos dos ministros da Primeira Turma estão previstos para começar a ser lidos na próxima terça-feira (9/9), quando o relator Alexandre de Moraes abrirá a fase de deliberação.


Durante a leitura de seu relatório, Moraes destacou que a tentativa de golpe buscava “instalar uma ditadura” e afirmou:
“A história nos ensina que a impunidade, a omissão e a covardia não são opções para a pacificação.”

O ministro ainda criticou ataques à soberania nacional e ressaltou que a Justiça deve agir diante das provas apresentadas.

Assim, a expectativa se concentra agora na defesa de Bolsonaro e dos três generais ainda a serem ouvidos, antes da votação que poderá definir o destino dos oito réus apontados pela PGR como líderes da trama golpista.


Compartilhar a notícia

Veja também
PT retoma diálogo com Big Techs e aposta no Kwai para ampliar alcance digital
POLíTICA

PT retoma diálogo com Big Techs e aposta no Kwai para ampliar alcance digital

Partido de Lula reforça estratégia de comunicação nas redes e quer qualificar militância online com apoio das grandes plataformas

Projeto de nova sede do Fórum de Mesquita avança em reunião no TJMG
POLíTICA

Projeto de nova sede do Fórum de Mesquita avança em reunião no TJMG

Representantes do Judiciário, Executivo e Legislativo discutem terreno, estrutura e financiamento da futura obra estimada em R$ 9 milhões

pacheco
POLíTICA

TSE homenageia Pacheco e críticas a Bolsonaro são feitas no evento

Ele agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do papel desempenhado pelo TSE na manutenção dos valores democráticos do país

Atingidos de Mariana temem ficar sem indenização após fim de programa
POLíTICA

Atingidos de Mariana temem ficar sem indenização após fim de programa

Moradores relatam exclusão e denunciam fraudes enquanto prazo do PID se encerra e benefícios chegam ao fim

para você
Funcionário da Copasa é encontrado morto dentro de reservatório em Divinópolis
POLíCIA

Funcionário da Copasa é encontrado morto dentro de reservatório em Divinópolis

Colegas sentiram falta do trabalhador e acionaram os Bombeiros, que localizaram o corpo na manhã desta terça-feira (16)

capas
GERAL

Comida di Buteco: entrevista e degustação de pratos dos participantes do Vale do Aço na Plox

Donos de bares participantes compartilham suas histórias e expectativas para o concurso, que promete atrair amantes da boa comida e movimentar o setor

CEFET-MG abre seleção para professores substitutos em Timóteo;saiba mais
EMPREGO

CEFET-MG abre seleção para professores substitutos em Timóteo;saiba mais

Processo seletivo oferece duas vagas para docentes nas áreas de Matemática e Letras, com salários de até R$ 8 mil

O que esperar das tendências de moda Outono/Inverno 2022
LAZER

O que esperar das tendências de moda Outono/Inverno 2022

Coleção da Formitz terá como estrela a modelo Andressa Suita