Triunfo com foguete de plástico: mineiros conquistam Jornada Brasileira de Foguetes 2023
Estudantes da escola de Frutal utilizaram garrafa pet e técnica inovadora para vencer competição nacional
Por Plox
03/10/2023 19h30 - Atualizado há cerca de 1 ano
Anna Luísa Sousa Borges, Isabel Faria Silva Bernardes e Victor Hugo Carnelossi Moro, juntamente com seu orientador, o professor de Física Pedro Paulo Carboni, do Colégio Objetivo de Frutal, Triângulo Mineiro, destacaram-se na Jornada Brasileira de Foguetes 2023. A competição, realizada em Barra do Piraí (RJ), reuniu 76 equipes de diversos estados brasileiros. A equipe de Frutal ascendeu ao primeiro lugar com um foguete construído a partir de uma garrafa pet reciclável de dois litros. Durante a competição, o foguete atingiu impressionantes 243,5 metros de altura.
O professor Carboni revelou ao jornal que o projeto teve início em maio, em Frutal. “Nossa equipe participou da Mostra Brasileira de Foguetes, organizada pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Conseguimos ser classificados para a Jornada Brasileira de Foguetes 2023, onde nosso foguete quase alcançou 245 metros, garantindo a medalha de ouro", declarou.
Método e Técnica: O Segredo do Sucesso
A originalidade do projeto estava na técnica usada para o lançamento. Inicialmente, o corpo do foguete foi construído com uma garrafa pet. Carboni detalhou o processo: “Uma reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio gera dióxido de carbono. Este gás acumula-se na garrafa, aumentando sua pressão interna. Quando lançada, essa pressão expulsa o líquido da garrafa, o que propulsa o foguete a grandes distâncias
Da Brincadeira ao Reconhecimento Nacional
O que começou como uma atividade lúdica na escola transformou-se em um compromisso sério para os estudantes. Isabel Bernardes comentou: “Foi cansativo alcançar o foguete ideal. Na etapa final, percebemos a determinação de todos os competidores."
Anna Luísa Borges ressaltou a oportunidade de interação com outros competidores: “Foi incrível conhecer pessoas de todo o Brasil com o mesmo objetivo."
Victor Hugo Moro, também membro da equipe vencedora, relembrou o esforço investido. “Na primeira etapa, foi mais descontraído, mas depois trabalhamos intensamente. Quando soube que fomos campeões, foi uma satisfação indescritível saber que todo nosso esforço valeu a pena”, concluiu.