Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

PRF está proibida de fazer bloqueios durante eleições, diz Lewandowski

Lewandowski ressaltou que, mesmo diante de possíveis incidentes que possam ocorrer no dia da eleição, a PRF não poderá bloquear vias, sendo sua função apenas organizar rotas alternativas para contornar problemas.

03/10/2024 às 20:43 por Redação Plox

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de realizar qualquer tipo de bloqueio nas estradas durante as eleições municipais que ocorrerão no próximo domingo, 6 de outubro. A determinação faz parte de um acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para assegurar o livre trânsito dos eleitores e facilitar o deslocamento até os locais de votação.

Bruno Peres/Agência Brasil

Lewandowski ressaltou que, mesmo diante de possíveis incidentes que possam ocorrer no dia da eleição, a PRF não poderá bloquear vias, sendo sua função apenas organizar rotas alternativas para contornar problemas. "A Polícia Rodoviária Federal está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas", enfatizou o ministro durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.

Repressão a crimes eleitorais

Além da questão dos bloqueios, o ministro destacou que a PRF, assim como outras forças de segurança, está preparada para agir em casos de crimes eleitorais, como coação, compra de votos e abuso de poder econômico, que são considerados crimes federais. Lewandowski destacou que essas práticas atentam contra a democracia, e as autoridades locais terão apoio federal para atuar caso seja necessário. "Temos todo um aparato montado, de prontidão para intervir localmente, se necessário, a pedido do juiz eleitoral local", explicou.

Colaboração com o TSE

Lewandowski também ressaltou a estreita colaboração entre o governo federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a tranquilidade do pleito municipal. Uma das principais preocupações abordadas nessa cooperação é a segurança dos eleitores, incluindo a proibição de porte de armas nas proximidades das seções eleitorais. Conforme o ministro, será proibido portar armas 48 horas antes do início das eleições e 24 horas após o término. Essa medida visa garantir que os cidadãos se sintam "livres de constrangimentos" ao exercerem seu direito de voto.

Combate à desinformação

Outro ponto de destaque abordado por Lewandowski foi o trabalho do TSE para aprimorar o combate à disseminação de desinformação e fake news, fatores que podem interferir no processo eleitoral. Ele reforçou que tanto as polícias militares quanto outras instituições estão comprometidas em coibir essas práticas, assegurando um ambiente democrático seguro e livre de pressões externas.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Relatório denuncia "Indústria do autismo" causando danos ao setor público e planos de Saúde

Os gastos com autismo, muitas vezes sustentados por decisões judiciais, já ultrapassaram os custos de tratamentos de câncer

Conselheiro Pena proíbe consumo de álcool em praças públicas
POLíTICA

Conselheiro Pena proíbe consumo de álcool em praças públicas

Nova lei proíbe uso, porte e venda de bebidas alcoólicas nas praças da cidade; abordagem será feita pelo Creas, com apoio da Polícia Militar

REPRODUÇÃO/RECORD TV
POLíTICA

CPI das Pirâmides investiga a viabilidade dos preços da 123milhas

Deputados debatem políticas de preços das passagens aéreas e a comercialização de milhas em meio à crise da empresa de turismo

POLíTICA

Violência marca eleições: candidato a vereador é encontrado morto em Diadema

Luis Lampião, de 57 anos, foi encontrado com sinais de estrangulamento após seu desaparecimento no último domingo.

para você
aaa
FAMOSOS

Renato Cariani vira réu por tráfico de drogas

Ministério Público de São Paulo apresentou a denúncia, levando à proibição de saída do país para os envolvidos, que também tiveram seus passaportes apreendidos.

caixa-tem-2.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: Caixa paga 5ª parcela para aprovados no site, aplicativo e CadÚnico

Além desse grupo, mais um grupo de aprovados que fazem parte do Bolsa Família também receberá hoje

Em coletiva, Popó garante que Duda Nagle não resistirá por mais de 1 minuto
ESPORTES

Em coletiva, Popó garante que Duda Nagle não resistirá por mais de 1 minuto

Tetracampeão provoca ator durante evento de divulgação do Fight Music Show 6, marcado para 17 de maio

CORTADOR1.jpg
GERAL

Duas máquinas que não podem faltar na sua casa na quarentena

Se sua batalha é com sujeira pesada, de difícil remoção, uma lavadora com aquecimento de água é a solução