Artistas do Vale do Aço participam de festa literária na Bahia

Evento na Bahia conta com presença de representantes de Timóteo e Teófilo Otoni e destaca a poesia ancestral do Extremo Sul

Por Plox

03/10/2025 13h13 - Atualizado há cerca de 4 horas

A 1ª Festa Literária de Caravelas (Felica), que acontece no sul da Bahia, conta com forte presença de artistas do Vale do Aço. O evento, idealizado pela atriz timotense Maíra de Souza, reúne nomes como Rômulo Amaral (Catavento Cultural), responsável pela assistência de produção, o fotógrafo Teuller Morais (Galeria Olho), além do grupo Dama Espaço Cultural, com o espetáculo 'Fulô das Minas'. Também integra a realização o Instituto Cultural In-Cena, de Teófilo Otoni.


Imagem Foto: Divulgação


Com o tema “A Poesia Ancestral do Extremo Sul”, a Felica teve início na quarta-feira (1) e se estende até sábado (4), oferecendo uma ampla programação gratuita. As atividades incluem feira de livros, oficinas, apresentações teatrais, shows musicais, lançamentos literários, rodas de leitura, bate-papos, visitas escolares e outras ações culturais. Mais de 1.500 pessoas já participaram do evento, que divulga sua programação pelo perfil @felica_caravelas no Instagram.


Imagem Foto: Divulgação


Maíra de Souza, que vive em Caravelas desde 2021, reforça que o evento representa um marco na valorização da cultura local.

“Trabalhar com arte é sempre desafiador. Ver esse evento acontecer é mais do que gratificante: é um presente”, afirma.

A atriz destaca a importância de ampliar o acesso à leitura, fortalecer a identidade cultural da região e promover inclusão social e desenvolvimento por meio da arte.


Imagem Foto: Divulgação


O evento também simboliza o intercâmbio entre Minas Gerais e Bahia. Maíra fez questão de integrar profissionais e artistas do Vale do Aço à equipe e à programação.

“Sempre sonhei em promover essa conexão entre os estados. A arte mineira será sempre bem-vinda em minha nova cidade do coração”, celebra.


A Felica é realizada em parceria com o Instituto Cultural In-Cena e tem o apoio do Instituto Baleia Jubarte, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Resex de Cassurubá, Projeto Meros do Brasil e Movimento Cultural Arte Manha. O evento foi contemplado no Programa Bahia Literária, com apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.


Destaques