Avião da FAB apresenta falha antes de voo com Lula no Pará
Presidente relatou risco de incêndio em solo e agradeceu por não estar no ar durante o incidente
Por Plox
03/10/2025 09h34 - Atualizado há 2 dias
Durante viagem oficial ao Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou ter passado por um momento de tensão quando o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em que embarcaria apresentou falha no motor. O episódio aconteceu na quinta-feira (2/10), quando ele seguia de Belém para Breves, na Ilha de Marajó.

De acordo com Lula, o risco era de que a aeronave pudesse até mesmo pegar fogo ainda em solo.
\"Eu só tenho que agradecer a Deus, porque poderia ter tido um problema quando eu estivesse no ar. E teve quando eu estava em terra, ainda tivemos que descer do avião com medo que o avião pegasse fogo\"
, disse o presidente.
Após o incidente, ele e sua comitiva prosseguiram viagem em outro avião, um C-97 Brasília, que completou o trajeto até a Ilha de Marajó sem novos contratempos. Ainda na noite de quinta-feira, Lula foi à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, onde afirmou ter ido agradecer pela segurança.
Nesta sexta-feira (3/10), o presidente permanece em agenda em Belém, participando da inauguração de obras relacionadas à COP30, a Conferência do Clima da ONU, prevista para ocorrer em novembro na capital paraense.
Não é a primeira vez que a comitiva presidencial enfrenta falhas em aeronaves da FAB. Em outubro de 2024, durante viagem ao México, o avião que transportava Lula sofreu pane técnica e precisou sobrevoar a Cidade do México por cinco horas até conseguir pousar em segurança.
Na época, o episódio intensificou a pressão de aliados para a compra de uma nova aeronave presidencial. A primeira-dama, Janja da Silva, chegou a considerar \"irresponsável\" a utilização do avião que sofreu pane. Apesar disso, semanas depois o mesmo avião voltou a ser usado em viagem ao Rio de Janeiro, desta vez sem intercorrências.