Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Ciro Nogueira dá prazo final para Fufuca deixar governo Lula

Ministro do Esporte é pressionado pelo PP a abandonar o cargo até terça-feira, sob risco de punições internas no partido

03/10/2025 às 16:10 por Redação Plox

A pressão política dentro do Partido Progressistas (PP) se intensificou nos últimos dias, com o presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), impondo um prazo definitivo para o ministro do Esporte, André Fufuca, deixar o governo Lula. De acordo com o ultimato, Fufuca tem até a próxima terça-feira, dia 9 de outubro, para oficializar sua saída da pasta.


Imagem Foto: Edwin Coutinho / Ministério do Esporte

Caso o ministro opte por permanecer no governo, corre o risco de sofrer punições internas, como a perda do comando do diretório estadual do PP no Maranhão, estado onde é uma das principais lideranças. “Fufuca terá que fazer uma escolha definitiva entre permanecer como integrante do partido ou manter sua posição no governo até a próxima semana. [...] Eu duvido que ele prefira perder o comando do partido dele do que ficar no governo”, declarou Ciro Nogueira em entrevista à CNN, na quinta-feira (2/10).


Inicialmente, o partido havia estabelecido como prazo limite o dia 30 de setembro, mas decidiu estender o período por mais uma semana. Agora, segundo Ciro, uma nova prorrogação está descartada. O PP, junto ao União Brasil, já anunciou oficialmente seu desligamento da base do governo federal, com o objetivo de se posicionar como oposição para as eleições de 2026.


Fufuca, no entanto, ainda não deu sinais de que pretende deixar o cargo. Com planos de disputar uma vaga ao Senado pelo Maranhão, o ministro avalia que manter o apoio do presidente Lula seria crucial em sua campanha. Ele, inclusive, já declarou voto em Lula para o próximo pleito presidencial.


O impasse coloca Fufuca em um dilema: romper com o partido ou arriscar sua candidatura ao Senado sem o apoio do PP. Ceder às exigências da legenda significaria perder influência no governo, mas permanecer no ministério pode gerar retaliações internas e enfraquecer sua posição eleitoral no estado.


O cenário se repete com o ministro do Turismo, Celso Sabino, filiado ao União Brasil. Ele também foi incluído no ultimato dado pelas legendas e deve oficializar sua saída após compromissos agendados com o presidente Lula em Belém (PA), nesta sexta-feira (3/10).


A movimentação do PP e do União Brasil está ligada à articulação de apoio a uma possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência da República. Ambas as siglas se preparam para integrar a oposição e reposicionar suas bancadas para o novo ciclo eleitoral.


Enquanto isso, Fufuca segue no centro das atenções, tentando equilibrar os interesses políticos do partido e sua estratégia pessoal para 2026. O desfecho dessa disputa interna pode ter impacto direto nos rumos do governo e nas alianças da base aliada de Lula.


Compartilhar a notícia

Veja também
Jenifer.jpg
POLíTICA

Candidata do PT é a única a não comparecer ao debate de Timóteo no Plox

Apenas Douglas Willkys e Doutor Renato participaram do debate

POLíTICA

Lula deseja sucesso a Trump e reforça compromisso do Brasil com a paz

Presidente brasileiro destaca parceria histórica com os EUA e aborda reforma ministerial durante reunião com ministros.

Vídeo: ao mostrar que não usa tornozeleira, Lula exibe tênis que custa R$ 8 mil
POLíTICA

Vídeo: ao mostrar que não usa tornozeleira, Lula exibe tênis que custa R$ 8 mil

Presidente ironizou Bolsonaro durante evento em Sorocaba ao levantar a calça e mostrar a meia — e um tênis de grife italiana

POLíTICA

Governo brasileiro responde a crítica dos EUA sobre decisão de Moraes envolvendo a Rumble

Itamaraty rejeita manifestação americana e defende autonomia do STF

para você
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
ECONOMIA

Pix é o segundo maior sistema de pagamentos instantâneos do mundo

De acordo com o levantamento, a Índia registrou mais operações de transferência instantânea que o Brasil, com 89,5 bilhões de operações, liderando o ranking mundial

'Está morta’: padrasto revela crime ao pai após matar enteada
POLíCIA

'Está morta’: padrasto revela crime ao pai após matar enteada

Corpo de Maria Clara foi encontrado concretado no quintal; mãe e padrasto confessaram o crime, que teve indícios de premeditação.

Timóteo
GERAL

Timóteo realiza XV Conferência Municipal de Assistência Social

Segundo a organização, neste ano, o debate é sobre a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social

mulher
SAúDE

Verão: médico alerta para câncer de pele, tipo de tumor mais comum no Brasil e no mundo

Exposição ao sol é principal fator de risco para câncer de pele, doença que representa mais de 30% de todos os tipos de tumores