Delegadas de Timóteo defendem igualdade na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

Representantes do município integraram debates em Brasília que irão nortear o novo Plano Nacional de Políticas para Mulheres

Por Plox

03/10/2025 10h00 - Atualizado há cerca de 7 horas

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a capital federal recebeu representantes de diversos municípios para a 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres. Timóteo, no Vale do Aço, esteve presente neste importante espaço de construção coletiva.


Imagem Foto: Divulgação


A cidade foi representada pelas delegadas Danielle Assis Valadares, do poder público, e Helisabeth Silva de Oliveira, integrante do Coletivo Roda das Pretas, representante da sociedade civil. Ambas reforçaram a importância da presença ativa das mulheres timotenses na definição de políticas públicas que atendam suas necessidades reais.


Imagem Foto: Divulgação


O encontro culminou na aprovação do relatório final, que irá compor as diretrizes do futuro Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Entre os principais pontos discutidos e aprovados, estiveram temas como a equidade salarial, a promoção da igualdade de gênero, condições de trabalho mais justas — incluindo o fim da escala 6x1 — e a busca por dignidade para todas as mulheres brasileiras.



A jornada até a etapa nacional foi construída com base em um processo democrático. Em Timóteo, a Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal das Mulheres. O evento mobilizou amplamente a sociedade local e resultou no envio de seis delegadas para a conferência estadual, sendo duas representantes do governo e quatro da sociedade civil. Entre elas, duas foram eleitas para representar o município na capital federal.


Durante os debates em Brasília, as representantes timotenses contribuíram ativamente para o fortalecimento da agenda de direitos das mulheres, além de destacarem a relevância da atuação política feminina.
“Tem sido uma experiência intensa, com pautas fundamentais e escutas que nos fortalecem e nos conscientizam. O movimento é de compreender nossas especificidades e de assumir o protagonismo de nossas lutas. Estamos como representantes, mas não falamos apenas em nosso nome: falamos por nós. Somos capazes, somos importantes e precisamos ocupar nossos espaços”
, declararam as delegadas.



A presença do município de Timóteo nessa conferência demonstra o engajamento de mulheres comprometidas com a transformação social e a garantia de seus direitos. A experiência reafirma que políticas públicas efetivas só podem ser construídas com a escuta ativa e a participação direta daquelas que vivenciam os desafios cotidianos.


Destaques