Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Escola mineira concorre a prêmio internacional de educação

Concorrem ao prêmio a Escola Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), e a Escola Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG); conheça os projetos desenvolvidos pelas instituições

03/11/2023 às 20:08 por Redação Plox

Um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Professor Edson Pisani, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, é finalista do Prêmio Melhores Escolas do Mundo, criado pela organização global T4 Education. A organização britânica vai anunciar neste sábado (4) os vencedores do prêmio Melhores Escolas do Mundo. Das mais de 100 instituições participantes, além da escola mineira, a outra finalista é a Escola Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE).


 

Junto com alunos e moradores, a Escola Municipal Professor Edson Pisani desenvolveu a ação “+ Favela – Lixo”, trazendo soluções para o problema do descarte irregular de lixo. A instituição mineira concorre na categoria “Colaboração com a Comunidade”, e disputa a final com unidades dos Estados Unidos e da África do Sul. O primeiro colocado de cada categoria receberá US$ 50 mil para desenvolver o seu projeto.

A proposta surgiu de uma parceria da unidade de ensino de Belo Horizonte com a Escola de Arquitetura da UFMG para o debate com a comunidade sobre os problemas ocasionados pelo lixo.  As soluções foram construídas em trabalho realizado com os alunos da escola integrada – de 6 a 10 anos - e da EJA, na faixa etária entre 15 e 70 anos.

Dentre as medidas encontradas está a confecção e instalação gratuita para os moradores de placas ganchos/porta lixo. A estrutura é fixada em cada imóvel, com identificação do número da casa, para evitar que o lixo doméstico seja colocado em locais inapropriados e forme lixões.

Outra solução foi a criação de jardins em locais usados para descarte. A ação é acompanhada da instalação de lixeiras e conscientização dos moradores. Entulho das obras de construção passaram a ser usados para a fabricação de mini gabiões para a estabilização de terrenos na própria comunidade.

Já a Escola Joaquim Bastos Gonçalves criou o projeto "Adote um aluno", que envolve psicólogos do Brasil todo, de forma voluntária. Além do acompanhamento psicológico, a escola oferece atividades manuais que funcionam como terapias, como pintura, crochê, arte em biscuit.

Sobre a premiação
O prêmio, criado em 2022, tem cinco categorias e, em cada uma, três escolas foram selecionadas como finalistas. A Escola Professor Edson Pisani concorre na categoria "colaboração comunitária". E a Escola Joaquim Bastos Gonçalves é concorrente na categoria "apoiando vidas saudáveis".
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Escola
EDUCAçãO

Escolas estaduais de Minas podem iniciar greve na próxima semana

Os trabalhadores realizaram um ato nesta quarta-feira no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

Foto: Divulgação
EDUCAçãO

Audiência pública debate expansão dos ensinos superior e técnico nos Vales do Aço e do Rio Doce

A criação e fortalecimentos dos polos federais seria através de política de reparação pelo rompimento da Barragem de Fundão

Foto: Pixabay/Reprodução
EDUCAçãO

Aumento significativo na inadimplência em instituições de ensino privado de Minas Gerais

Inadimplência escolar em Minas Gerais supera média nacional, aponta pesquisa da Linx Sponte

professor
EDUCAçãO

Morre Túlio Jorge dos Santos, professor da UFMG e referência em astronomia

A comunidade científica lamenta a perda de um profissional tão dedicado à divulgação da ciência e ao ensino

para você