Extra

Inmet emite alerta laranja para fortes chuvas e ventos no Vale do Aço

Volume de chuva pode chegar a 100 mm e ventos a 100 km/h até terça-feira; população deve ficar atenta a riscos de alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas.

03/11/2025 às 13:52 por Redação Plox

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta segunda-feira um alerta laranja para o Vale do Aço e outras regiões de Minas Gerais, devido ao risco de chuvas intensas. O aviso vale até as 10h desta terça-feira (4).


Previsão de chuvas intensas e ventos fortes

Segundo o Inmet, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar até 100 milímetros no decorrer do dia. As precipitações virão acompanhadas de ventos intensos, com rajadas previstas de até 100 km/h.

Mesmo com o risco sendo considerado baixo, o instituto alerta para possíveis cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população precisa estar atenta aos impactos que podem ser provocados pelo mau tempo nas próximas horas.

Gotas de chuva vistas por uma janela na cidade de Ipatinga.

Gotas de chuva vistas por uma janela na cidade de Ipatinga.

Foto: Maressa Nascimento/Plox

Cidades do Vale do Aço sob alerta

No Vale do Aço, o alerta laranja emitido inclui as cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso, Pingo-d’Água, Belo Oriente, Periquito, Mesquita, Iapu, Naque, Bugre, Açucena e Dom Cavati. Todas essas localidades podem registrar chuvas volumosas e rajadas de vento.

Recomendações do Inmet para a população

Em situações de ventos fortes, as orientações do Inmet são:

  • - Evitar abrigar-se debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas;
  • - Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
  • - Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados na tomada.

A recomendação é acompanhar as atualizações do tempo pelos canais oficiais e dobrar a atenção em áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos. Manter a vigilância é essencial para reduzir riscos e proteger a segurança de todos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a