Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Aprovação de Cláudio Castro dispara após megaoperação policial no Rio
Pesquisa revela salto de 10 pontos na popularidade do governador, puxada pela base bolsonarista, após ação policial mais letal da história da capital.
03/11/2025 às 08:52por Redação Plox
03/11/2025 às 08:52
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A aprovação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, subiu dez pontos após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, considerada a mais letal da história da capital fluminense.
Cláudio Castro
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Perfil Brasil
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada neste domingo (2/11), aponta que o índice de aprovação, que estava em 43% em agosto, atingiu 53% ao fim de outubro.
Situação entre eleitores de Bolsonaro e Lula
O salto na avaliação positiva do governador foi puxado por eleitores de Jair Bolsonaro, dos quais 82% aprovam a atuação de Castro. Por outro lado, 69% dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva desaprovam sua gestão. Entre bolsonaristas, a desaprovação caiu de 38% em agosto para 15% após a operação.
Impacto na segurança pública e rejeição à operação
Segundo a pesquisa, a avaliação positiva do trabalho de Castro na segurança pública mais que dobrou desde o início do ano, passando de 16% em fevereiro para 39% em outubro.A reprovação no setor também recuou substancialmente, de 46% para 34%.
Após o confronto que resultou em 121 mortos, o governador definiu a ação como um “duro golpe” na criminalidade e classificou o dia como “histórico”. Referindo-se às vítimas, ele destacou a perda de policiais.
Motivações da operação dividem eleitores
O levantamento também averiguou a percepção sobre o objetivo da operação. Para 54% dos entrevistados, a principal motivação de Castro foi combater o crime organizado. Outros 40% enxergam a ação com fins políticos, como tentativa de ganhar popularidade.
A polarização é evidente: 84% dos bolsonaristas veem o combate ao crime como principal razão, enquanto 72% dos eleitores de Lula acreditam que a decisão teve objetivo político.
O saldo da megaoperação se refletiu no cenário político: a avaliação do governador ficou nacionalmente em evidência e ilustra o impacto direto da agenda de segurança pública nas intenções de apoio e rejeição.
Imagens atribuídas ao Comando Vermelho sugerem o uso de répteis para ocultação de cadáveres após megaoperação policial. Autoridades investigam ligação entre traficantes e animais.
Imagens atribuídas ao Comando Vermelho sugerem o uso de répteis para ocultação de cadáveres após megaoperação policial. Autoridades investigam ligação entre traficantes e animais.