Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Semana de chuva em Minas: veja previsão completa para a semana
126 municípios, incluindo Ipatinga e Governador Valadares, enfrentam risco de tempestades, ventos fortes e falta de energia entre segunda e terça-feira
03/11/2025 às 18:22por Redação Plox
03/11/2025 às 18:22
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (3) um alerta laranja de chuvas intensas para 126 municípios do Leste de Minas Gerais, incluindo regiões como Governador Valadares e Ipatinga. Segundo a previsão da Defesa Civil estadual, a instabilidade ganha força nesta semana em todo o estado. Veja a previsão para os próximos dias.
Alerta indica risco de tempestades e ventos fortes
Classificado como “Perigo”, o aviso prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm no acumulado diário, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Entre os riscos apontados estão corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta do Inmet entrou em vigor às 10h desta segunda e permanece ativo até as 10h de terça-feira (4). Nas redes sociais, a Defesa Civil de Ipatinga também alertou para precipitação de até 20 mm na cidade.
Chuva intensa se espalha por Minas Gerais
Segundo a previsão da Defesa Civil estadual, a instabilidade ganha força nesta semana em todo o estado. Na segunda-feira, as chuvas fortes atingem o Norte, Noroeste, Central Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Campo das Vertentes e Sul/Sudoeste.
Durante a tarde, o tempo tende a mudar de forma rápida na Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha, com o céu fechando nestas regiões.
Já na terça-feira, a expectativa é de que as tempestades se espalhem praticamente por todas as áreas de Minas Gerais, incluindo Triângulo, Zona da Mata, Norte, Sul, Central e região da capital.
Riscos de ventania e granizo aumentam
As autoridades alertam para a possibilidade de ventos de até 100 km/h, queda de granizo e chuvas concentradas, podendo acumular até 20 mm em poucas horas em algumas cidades.
Na quarta-feira, a chuva já chega durante a madrugada, principalmente no Norte e Jequitinhonha, e se espalha ao longo do dia para todo o estado. Os temporais mais intensos são esperados no Triângulo, Noroeste e Norte de Minas, além dos vales do Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha.
Calor permanece mesmo com a instabilidade
Mesmo com o avanço do período chuvoso, as temperaturas continuam elevadas no estado. As máximas devem variar entre 23°C e 38°C, e as mínimas, de 17°C a 24°C. O cenário exige atenção: mineiros devem alternar entre roupas leves e capas de chuva durante a semana.
Recomendações para a população
A orientação oficial é para que a população redobre a atenção e evite áreas de risco, não tente atravessar enxurradas e acompanhe as atualizações dos alertas meteorológicos.
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB