Projeto com agregado siderúrgico de Timóteo recebe reconhecimento nacional 

Entre 149 iniciativas, o projeto Novos Caminhos Timóteo foi indicado entre as cinco melhores propostas de sustentabilidade em todo o país

Por Plox

03/12/2019 18h05 - Atualizado há mais de 4 anos

Nesta segunda-feira (2), o Projeto Novos Caminhos Timóteo foi classificado entre os cinco melhores projetos de Sustentabilidade do país que concorreram no 10º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza 2019. 
 
O prêmio foi idealizado pela Revista Ecológica e pela Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais (FIEMG) em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck.

PMTFoto: divulgação/PMT
 
O Projeto Novos Caminhos é uma iniciativa inédita ao produzir bloquetes intertravados com agregado siderúrgico utilizando mão de obra de indivíduos privados de liberdade. Os bloquetes são utilizados na pavimentação de praças, calçadas e vias públicas. 

O projeto piloto desenvolvido pela Prefeitura de Timóteo em parceria com a Usiminas, que fornece o agregado siderúrgico; Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública; Ministério Público; Tribunal de Justiça; Cadeia Pública de Timóteo; Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA); Regional Vale do Aço da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); e Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Timóteo (APAC).

A iniciativa de inscrever o projeto no Prêmio Hugo Werneck foi da Usiminas. Ao todo foram inscritas 149 iniciativas na área de sustentabilidade de todo o Brasil. “Para nós é motivo de orgulho levarmos o nome e as ações de Timóteo e do Vale do Aço para o conhecimento de outras empresas e de outros municípios. Também conhecemos outras boas iniciativas ambientais. Agradeço as empresas e entidades parceiras do projeto Novos Caminho Timóteo e já iniciamos a discussão para a ampliar o programa em nosso município”, citou o prefeito Douglas Willkys.
 
Desde o lançamento da proposta, os bloquetes de agregado siderúrgico já foram aplicados com sucesso em diversos locais de Timóteo como o estacionamento da UPA, no bairro Primavera; na Unidades Municipal de Educação Infantil (UMEI) Ruimar Bertelli Machado, no Limoeiro; no Centro Comunitário Capela Velório José João Barboza – Sr. Zico, no distrito de Cachoeira do Vale; na pista de caminhada da Praça d bairro Santa Terezinha; e nas calçada da Avenida JK, no Centro Norte. 
 
Henrique Santos, representante da Usiminas que esteve na solenidade de premiação, o reconhecimento do projeto Novos Caminhos num evento de repercussão nacional fecha com chave de ouro todo o trabalho que foi idealizado e concretizado em 2019. Além de Henrique e do prefeito Douglas Willkys, também marcaram presença no evento o vice-prefeito de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa; e Albson Alvarenga e Joel Souto, ambos representando a CIMVA.
 

Destaques