III Seminário Internacional Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes debate tecnologia, inovação e tendências para centros urbanos

“O nosso objetivo é explorar as melhores estratégias e ferramentas do turismo inteligente aplicadas no mundo e trazer a reflexão para a realidade da nossa capital

Por Plox

03/12/2020 14h01 - Atualizado há cerca de 2 meses

A terceira edição do Seminário Internacional Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes, realizado pela Belotur em parceria com o Sebrae-MG, acontecerá entre 9 e 11 de dezembro e, pela primeira vez, em formato on-line, devido à segurança sanitária necessária frente à pandemia da Covid-19. A iniciativa, que faz parte do Programa de Pesquisa e Inovação Turística (fuTURISMO) da Belotur, é um convite ao debate de políticas públicas e iniciativas de mercado voltadas para o tema.

Nomes internacionalmente conhecidos compõem a grade da programação (confira detalhes abaixo) e todas as palestras possuem tradução simultânea para o português, francês e espanhol. Interessados podem se inscrever gratuitamente por este link.

Praça 7 de Belo Horizonte iluminada III Seminário Internacional Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes/ Foto: Divulgação Pbh

“O nosso objetivo é explorar as melhores estratégias e ferramentas do turismo inteligente aplicadas no mundo e trazer a reflexão para a realidade da nossa capital. Ou seja, usar tecnologia para melhorar a infraestrutura da cidade, tornando o centro urbano mais eficiente e melhor para se viver”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Sobre o seminário:

Em 2018, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, realizou pela primeira vez o Seminário Internacional Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes, que aconteceu durante os dias 20 e 21 de setembro na sede da PBH. Em 2019 foi realizada a segunda edição, entre os dias 19 e 20 de setembro, no mesmo local.
PROGRAMAÇÃO

9 de dezembro (quarta-feira)

CIDADES INTELIGENTES E DURÁVEIS EM UM MUNDO PÓS PANDEMIA: SOBRE A CIDADE E O TEMPO

9h30: Boas-vindas com Gilberto Castro, presidente da Belotur.

10h: “Viver perto, em tempos de mudanças climáticas e Covid-19”

Palestrante: Carlos Moreno (França), professor na Universidade de Paris IAE-Panthéon Sorbonne e Assessor Especial da Prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Moreno é especialista em Cidades e Territórios do Amanhã, além de Controle Inteligente de Sistemas Complexos.

10h30: “Cronourbanismo, cidades maleáveis e inteligentes”

Palestrante: Luc Gwiazdzinski (França), professor da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse e do Instituto de Altos Estudos em Planejamento e Desenvolvimento do Território Europeu de Paris.  

11h: Conversa sobre “Inovação, urbanismo e novas temporalidades”

Participação: Carlos Moreno (França) e Luc Gwiazdzinski (França)

Mediação: Izabel Dias de Oliveira Melo, da Secretaria de Políticas Urbanas da Prefeitura de Belo Horizonte (Brasil).
10 de dezembro (quinta-feira)

DESTINOS E SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA TURÍSTICA
9h30: “A importância dos dados e inovação para melhoria da gestão turística”

Palestrante: Enrique Martinez Marín (Espanha), Presidente da Segittur (Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas) .

10h: Conversa sobre “Destinos Inteligentes na América do Sul”

Participação: Enrique Martinez (Segittur/Espanha), Gonzalo de la Rosa (Rede Argentina de Destinos Inteligentes) e Claudio Quintana (Universidade da República do Uruguai)

Mediação: Bárbara Blaudt, do Ministério do Turismo (Brasil).

11h: Conversa sobre “Destinos turísticos inteligentes e patrimônio histórico: as experiências espanholas”

Participação: César Sánchez Meléndez (Conselheiro de Promoção Empresarial e Emprego, Inovação e Novas Tecnologias, Câmara Municipal de Cuenca, Espanha) e Francisco Rueda Sagaseta (Conselheiro de Turismo, Promoção Econômica e de Emprego de Toledo, Espanha).

Mediação: Saulo Ribeiro dos Santos, professor da Universidade Federal do Maranhão e Doutor em Gestão Urbana (Brasil).
11 DE DEZEMBRO (sexta-feira)

TURISMO, INOVAÇÃO E GASTRONOMIA
9h30: “Inovação e Turismo: o exemplo do Welcome City Lab Paris startups”

Palestrante: Laurent Queige, Welcome City Lab de Paris (França).

Mediação: Jacqueline Gil, do Amplia Mundo e Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB) de Brasília (Brasil).

10h15: Conversa sobre “Estratégias para a inovação no turismo gastronômico”

Participação: Mildred Hernández, da Transforma Turismo (Chile).

Mediação: Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (Brasil).

11h: Conversa sobre “Desafios e laboratórios de inovação na Gastronomia”

Participação: Jose Pelaez, do Programa de Inovação Colaborativa de Mahou San Miguel (Espanha), e Marcus Rocha, do Centro de Inovação Gastronômica de Florianópolis (Brasil)

Mediação: Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (Brasil).
SERVIÇO:

III Seminário Internacional Cidades e Destinos Inteligentes

9 a 11 de dezembro de 2020

Inscrições gratuitas e instruções para as palestras on-line: bit.ly/cidadesdestinosinteligentes3

 

 

 

 

PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021