Polícia Federal desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro no Vale do Aço; veja vídeo
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências de agentes públicos e três mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa local.
Por Plox
03/12/2024 07h33 - Atualizado há 23 dias
A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (3) a segunda fase da Operação Falcões de Aço, com foco no combate ao tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro na região do Vale do Aço.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências de agentes públicos e três mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa local.
Durante a primeira etapa da operação, a Polícia Federal já havia executado 42 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, obtendo materiais que permitiram identificar novos suspeitos. As investigações apontaram a participação de empresários do setor farmacêutico, acusados de desviar insumos como cafeína para a adulteração de entorpecentes. O acesso facilitado a esses produtos por meio de suas atividades comerciais era explorado para aumentar o volume das substâncias vendidas.
Entre os envolvidos estão traficantes da região de Coronel Fabriciano que utilizavam os insumos adulterantes para ampliar a quantidade de cocaína distribuída. A prática consistia em misturar o cloridrato de cocaína com produtos farmacêuticos, elevando o volume da droga antes de comercializá-la.
A investigação também mapeou uma complexa rede de transações financeiras associadas aos criminosos. Foram identificados "laranjas" e destinatários de remessas financeiras em regiões de fronteira do Brasil, áreas conhecidas pelo elevado fluxo de drogas.
As autoridades seguem monitorando o esquema para desmantelar a estrutura financeira e operacional do grupo criminoso.