Portugal intercepta barco com 1,6 tonelada de cocaína e detém brasileiros
Embarcação transportava droga entre América do Sul e Europa, segundo autoridades.
Por Plox
03/12/2024 10h13 - Atualizado há 8 dias
A Marinha e a Polícia Judiciária de Portugal interceptaram um barco de pesca com bandeira brasileira carregando mais de 1,6 tonelada de cocaína. A ação ocorreu a 900 quilômetros a oeste do arquipélago de Cabo Verde, durante uma operação internacional de combate ao tráfico de drogas. Seis tripulantes, todos brasileiros, foram presos.
Segundo comunicado da Polícia Judiciária de Portugal, divulgado no domingo (1°), a embarcação estava sob forte suspeita de ser usada por uma organização criminosa para transportar cocaína da América do Sul para a Europa. O barco foi escoltado até Cabo Verde, onde foram localizados 60 fardos de cocaína em um compartimento oculto.
A operação, batizada de "Ventos Alísios", foi coordenada pelo Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos (MAOC), sediado em Lisboa. Este centro reúne esforços de nove países europeus, incluindo Portugal, Espanha, França e Alemanha, para combater o tráfico de drogas por vias marítimas. Além disso, a ação contou com a colaboração da Polícia Federal do Brasil, da DEA (Agência Antidrogas dos EUA) e da Agência Nacional contra o Crime do Reino Unido.