Prefeitura de Fabriciano intensifica ações e realiza mais um mutirão contra as arboviroses
Segundo a Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, as equipes vão orientar os moradores sobre a forma correta de fazer a limpeza de suas residências e quintais, inclusive com entrega de material educativo e sacos plásticos.
Por Plox
03/12/2024 18h03 - Atualizado há 9 dias
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza, entre os dias 4 e 13 de dezembro, mais uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Os trabalhos iniciam nesta quarta-feira, 04, com visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias e apoio dos Agentes Comunitário de Saúde, nos bairros Vila Bom Jesus e JK. Ao todo, cerca de 100 profissionais irão percorrer as casas do município. Segundo a Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, as equipes vão orientar os moradores sobre a forma correta de fazer a limpeza de suas residências e quintais, inclusive com entrega de material educativo e sacos plásticos.
“Vamos até as residências orientar os moradores sobre os inservíveis que não podem ficar a céu aberto, por conta da proliferação do Aedes Aegypt, principalmente nesse período de chuvas. O morador receberá um saco plástico para fazer a limpeza dentro de casa e quintais”, explica Vânia.
Novo LIRAa
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, concluiu no último mês, o novo levantamento do índice rápido para Aedes aegypti (LIRAa) que apontou e 4,4% de infestação.
Conforme o resultado, houve um aumento na incidência de larvas nas residências, o que já era esperado neste período chuvoso, época de maior de procriação do mosquito. Os bairros com maior índice foram: Padre Rocha (29%), Vila Bom Jesus
(21,7%), Santa Rita e Todos os Santos (11,7%) e Melo Viana (10,8%).
De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de janeiro a novembro de 2024 foram registrados, 4.497 casos positivos para a Dengue, 10.550 para Chikungunya e nenhum caso confirmado para Zica.
As ações de combate as arboviroses fazem parte do Plano Municipal de Combate ao Aedes Aegypti. Os trabalhos de fiscalização, conscientização e educação junto à sociedade acontecem durante todo ano, mas ganha reforço nessa época do ano. “Nós precisamos do apoio da população para receber os nossos agentes e, principalmente, não deixar água parada em suas casas. O momento é agora para evitar surtos de dengue em nossa cidade”, completou o secretário Ricardo Cacau.
Outras Ações
A prevenção das arboviroses é uma prioridade constante em Coronel Fabriciano, especialmente pela cidade ser localizada em uma região propensa a essas doenças.
Além do mutirão, o município também já começou a aplicação de fumacê nas áreas notificadas e próximas aos córregos. A Prefeitura intensificou as atividades de combate às arboviroses, com palestras de Educação e Saúde ministradas em escolas e polos do Programa Mexa-se. Além disso, médicos, enfermeiros e profissionais da Atenção Básica, UPA e Hospital participam de uma capacitação voltada ao manejo clínico de pacientes com suspeita de arboviroses, visando um atendimento de qualidade e redução de complicações.
Sintomas
Os sintomas de Dengue, Zica e Chikungunya são: febre, usualmente entre 2 e 7 dias, náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo e dores nos músculos, nas articulações, na cabeça e atrás dos olhos. Criança com quadro febril de início súbito,
usualmente entre 2 e 7 dias, e sem motivo aparente. Esses sintomas podem aparecer a partir do 3º dia da doença. Se o usuário apresentar um deles, procure o serviço de saúde imediatamente.
Em casos suspeitos da doença, os usuários que apresentem sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas devem buscar inicialmente as Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 16h. Já os pacientes com agravamento devem procurar a UPA 24 Horas e o Hospital Dr. José Maria Morais que são referência para atendimentos emergenciais.