Política

Lewandowski assina demissão de Ramagem e Anderson Torres da Polícia Federal

Portarias do Ministério da Justiça formalizam perda dos cargos na PF após condenação pelo STF por participação em trama de golpe

03/12/2025 às 17:13 por Redação Plox

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assinou duas portarias que determinam a demissão de Alexandre Ramagem e Anderson Torres dos quadros da Polícia Federal (PF). A decisão foi formalizada no início da tarde desta quarta-feira (3).

Anderson Torres ao lado de Alexandre Ramagem

Anderson Torres ao lado de Alexandre Ramagem

Foto: Agência Brasil


Os dois ex-delegados da PF foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em uma trama de golpe. A Corte já havia determinado a perda dos cargos de ambos, o que agora é efetivado pelas portarias assinadas pelo ministro.

Portarias confirmam determinação do STF

De acordo com as portarias, cabe ao ministro da Justiça realizar o ato de destituição, com respaldo em pareceres do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Controladoria-Geral da União e da Advocacia-Geral da União. Os documentos ressaltam que a medida cumpre determinação expressa do STF.

Trajetória de Ramagem e Torres na PF e no governo Bolsonaro

Alexandre Ramagem ingressou na Polícia Federal em 2005 e chegou a dirigir a Abin durante o governo de Jair Bolsonaro. Ele é apontado atualmente como foragido nos Estados Unidos.

Anderson Torres entrou na PF em 2003, após atuar como papiloscopista na Polícia Civil do Distrito Federal. No governo Bolsonaro, ocupou o cargo de ministro da Justiça e, em 8 de janeiro de 2023, estava à frente da Secretaria de Segurança Pública do DF.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a