Polícia

Policiais penais frustram fuga de 20 detentos que serravam grave de cela em presídio

Detentos serraram grade da cela e avançaram em direção à galeria, mas foram flagrados; cela foi interditada, materiais apreendidos e presos podem sofrer sanções disciplinares

03/12/2025 às 17:09 por Redação Plox

A atuação rápida de policiais penais impediu a fuga de 20 detentos do presídio de Alfenas, no Sul de Minas, na madrugada desta quarta-feira (3). Os presos chegaram a serrar a grade da cela e avançar em direção à galeria, mas foram flagrados e rendidos pelos agentes da unidade prisional.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), após a tentativa frustrada, a cela foi minuciosamente revistada e interditada. No local, os servidores encontraram uma corda artesanal e dois pedaços de serra.


Foto: Reprodução/Google Street View


A Sejusp-MG informou ainda que os policiais penais realizaram a conferência nominal de todos os custodiados e confirmaram que nenhum detento conseguiu escapar. Os presos que participaram da tentativa de fuga foram então realocados em outras celas do presídio.

A direção do presídio instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. Os presos envolvidos passarão pelo Conselho Disciplinar da unidade e poderão sofrer sanções administrativas, que vão de advertência à comunicação ao juiz da execução. Neste último caso, isso poderá acarretar prejuízos à execução da pena pelo custodiado, de acordo com a avaliação do juízo competente

Sejusp-MG

Procedimentos disciplinares e investigação interna

Conforme a secretaria, o procedimento interno vai apurar em detalhes como se deu a preparação da fuga e a participação de cada detento. As conclusões poderão resultar em diferentes níveis de sanção, inclusive com comunicação ao juízo da execução penal, o que pode impactar diretamente o cumprimento de pena dos envolvidos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a