Ipatinga

tecnologia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Tendências tecnológicas que devem impactar o mundo

    A necessidade de adaptações fez as empresas mudarem de postura em relação aos investimentos

    Por Plox

    04/01/2021 22h31 - Atualizado há 11 meses

    Devido a pandemia causada pela Covid-19 em 2020, organizações de todo mundo se viram obrigadas a enfrentar a aceleração da transformação digital. A necessidade de adaptações fez as empresas mudarem de postura em relação aos investimentos em tecnologia. 

    De acordo com a pesquisa global “Digital Readiness and COVID-19: Assessing the impact”, as organizações entrevistadas registraram que, dentre as alterações nos gastos com tecnologia, os maiores aumentos foram em: tecnologias colaborativas, cibersegurança, tecnologias nativas da cloud e analytics avançado.

    Foto: Divulgação

     

    Em poucos meses, os impactos dessa mudança já são perceptíveis. Em conformidade com o estudo global CEO Outlook 2020, efetuado pela KPMG, empresa de prestação de serviços profissionais, 67% dos executivos entrevistados informaram que o progresso da digitalização de operações posicionou os negócios a meses e até a anos à frente do esperado.

    Cibersegurança

    Apesar dos muitos benefícios acarretados, a aceleração da transformação digital aumentou a vulnerabilidade das organizações na rede. Em conformidade com dados disponibilizados pela Fortinet, de janeiro a setembro, a América Latina e o Caribe sofreram 20 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Dessas investidas, 3,4 bilhões foram somente no Brasil.

    Conforme um estudo recente da Forrester Research, as violações de dados provocadas por incidentes internos aumentaram de 25% para 33% em 2021. Tais informações deixaram evidente a necessidade e urgência das empresas investirem em segurança cibernética. Assim, a tendência é que a demanda de cibersegurança aumente nos próximos meses.

    Realidade Virtual e Realidade Aumentada

    Inicialmente muito utilizadas em jogos, essas tecnologias têm chamado a atenção por mostrarem grande capacidade de agregar qualidade e inovação em setores como educação, entretenimento e até mesmo no marketing.

    Também utilizadas para treinamentos, essas tecnologias têm favorecido a flexibilização do trabalho que, em 2020, ganhou espaço no mercado e vem se consolidando como novo normal. Deste modo, é natural que em 2021 a realidade virtual e a realidade aumentada conquistem cada vez mais visibilidade e oportunidade de serventia.

    Crescimento dos Serviços em Cloud

    Devido ao fato de possibilitar o home office e potencializar o conceito de anywhere office, sistemas que foram adotados e normalizados pela maioria das empresas em 2020, a migração de cargas de trabalho para nuvem tornou-se fundamental para a sobrevivência dos negócios. 

    De acordo com as informações levantadas pela Forrester Research, em 2021, além de acelerar a migração para a cloud,  30% das organizações  irão expandir esta transferência de dados, proporcionando ao mercado mundial de infraestrutura de nuvem pública, um desenvolvimento de 35%.

    Internet das Coisas (IoT)

    Recentemente, a pesquisa “The IEEE 2020 Global Survey of CIOs and CTOs”, revelou que 14% dos executivos entrevistados afirmaram que a Internet das Coisas será a tecnologia mais importante de 2021.

    Com a ascensão do 5G e os privilégios de latência e capacidade desta rede, a IoT será realidade em inúmeras partes do mundo, viabilizando a conexão de diversos dispositivos e objetos de um local com a internet. Dentre muitas alternativas de intervenção no desempenho de sistemas e processos, essa tecnologia será capaz de impactar positivamente o funcionamento de sociedades do planeta.

    Engenharia de Inteligência Artificial

    Cada vez mais utilizada pelas empresas para modernizar as ações de negócios e aperfeiçoar as experiências dos clientes, a presença da Inteligência Artificial tem se tornado gradativamente indispensável no mercado. 

    Em conformidade com o relatório “Top Strategic Technology Trends for 2021”, realizado pela Gartner, sem a engenharia de Inteligência Artificial, a maioria das organizações não conseguirá dar continuidade aos projetos de IA além dos testes de conceito e protótipos para produção em escala real. Assim, espera-se que as empresas invistam na engenharia de IA para que esta siga como uma das mais disruptivas tecnologias nos próximos dez anos.

    Data & Analytics

    Recentemente, durante o Gartner IT Symposium, a empresa apresentou a lista “Top 10 Strategic Technology Trends in Data and Analytics” que indicou que nos próximos anos, os dados e o analytics vão colidir, aumentando a interação e a colaboração entre dados e funções analíticas.

    Deste modo, é recomendável que além da adesão de ferramentas, as empresas façam uso de ecossistemas de Data & Analytics licenciados com abordagem aumentada capazes de gerar stacks conexos.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]