Extra

Defesa Civil emite alerta de chuva forte com raios e ventos de até 50 km/h em BH

Aviso vale até as 8h desta segunda-feira (5/1) e prevê volume entre 60 mm e 80 mm, o que representa pouco mais de 24% da média de chuva esperada para janeiro na capital mineira

04/01/2026 às 09:56 por Redação Plox

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na manhã deste domingo (4/1), um novo alerta para chuva forte na capital. O órgão prevê volume entre 60 mm e 80 mm nas próximas horas, o que equivale, na prática, a cerca de 80 litros de água sobre uma área de 1 m².

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Foto: Pixabay


De acordo com o aviso, as pancadas de chuva podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 50 km/h. O alerta vale até as 8h desta segunda-feira (5/1).

Quase um quarto da chuva do mês em poucas horas

O volume máximo estimado pela Defesa Civil corresponde a pouco mais de 24% de toda a chuva esperada para janeiro, um dos meses historicamente mais chuvosos em Belo Horizonte. A média climatológica para o período é de 330,9 mm.

Orientações de segurança para a população

A Defesa Civil orienta que a população redobre a atenção durante os períodos de chuva intensa, evitando áreas de inundação e vias com histórico de alagamentos, além de regiões próximas a córregos e ribeirões.

Entre as recomendações, estão não atravessar ruas alagadas e não permitir que crianças brinquem em enxurradas ou perto de cursos d’água. Também é importante não se abrigar nem estacionar veículos debaixo de árvores.

Moradores de áreas de encostas e morros devem ser ainda mais cuidadosos. A orientação é nunca se aproximar de cabos elétricos rompidos e, em situações desse tipo, acionar imediatamente a Cemig pelo telefone 116 ou a Defesa Civil pelo 199.

Caso sejam percebidas rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, a Defesa Civil deve ser avisada. Durante tempestades com raios, a recomendação é evitar permanecer em áreas abertas e não utilizar equipamentos elétricos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a