Segundo dados, apenas apenas 43,8% das mulheres ocupam postos no setor de turismo no Brasil

04/02/2019 15:52

Já mundialmente, 48,5% das mulheres assumem os postos de trabalho

Publicidade

O turismo é um setor que gera renda e emprego mundo afora, e não seria diferente entre os brasileiros. O segmento movimenta as indústrias de aviação, hotelaria, gastronomia, entretenimento, negócios, lazer e tantos outros. Ou seja, um ciclo virtuoso que faz a economia girar e impacta direta ou indiretamente mais de 50 setores do mercado. Hoje, configura-se mundialmente como atividade responsável por gerar 1 a cada 10 postos de trabalho, em um universo que reúne uma cadeia de players estratégicos.

O mercado abre espaço para a presença feminina, sendo considerado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), como a indústria que mais tem chances de empregar mulheres e minorias pelo seu grande alcance e oportunidades. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), apenas mulheres ocupam 48,5% dos postos de trabalho no mundo e no Brasil, é de 43,8%, conforme o IBGE.

unnamedLuciane Leite-, diretora da WTM Latin America (Foto: divulgação)

A OMT mostra que do total de funções ocupadas pelas mulheres no setor, apenas uma minoria está em posição estratégica ou de grande qualificação. Grande parte ainda ocupa cargos mais baixos e com remuneração inferior.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Tree Diversidade com cerca de 600 empresas, há uma distorção sobre o conceito de gênero. 80% das pessoas entrevistadas responderam erroneamente quando perguntado “o que é diversidade de gênero”. Inserir a pluralidade na empresa e preparar o ambiente para essa realidade é o desafio que se põe às companhias.

 



Publicidade