Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Volta às aulas: as vacinas do seu filho estão atualizadas?

04/02/2019 às 17:35 por Redação Plox

Em alguns estados do país, como Paraná e Espírito Santo, a caderneta de vacinação passou a ser obrigatória para a realização de matrículas em escolas públicas e particulares, como forma de atestar que os estudantes estão em dia com as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo a tentativa de reverter os baixos índices de imunização infantil, mas ainda não há uma regra federal sobre o tema. Em 2017, o país registrou os mais baixos índices de vacinação em mais de 16 anos.

Sendo ou não obrigatório apresentar a caderneta de vacinação para realização das matrículas, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que as vacinas dos alunos estejam em dia, para prevenir casos de doenças de transmissão interpessoal, considerando o convívio em ambientes coletivos, como as salas de aula.

Foto: Divulgação Sesacorpo 35487 CartaodeVacina290615Sesa

“É importante que os pais e responsáveis não deixem as vacinas das crianças em atraso. A imunização é uma das melhores formas de proteção contra doenças sérias como meningite meningocócica, poliomielite, catapora e pneumonia, que podem até levar a óbito, especialmente crianças pequenas. Além disso, alguns bebês e crianças não podem receber determinadas vacinas devido a alergias graves, sistemas imunológicos debilitados ou outras razões. Para ajudar a mantê-los protegidos, é importante que outros membros da família estejam vacinados. Isso não apenas protege sua família, mas também ajuda a prevenir e evitar a disseminação de doenças para essas pessoas”, afirma Dr. Jessé Alves, infectologista e gerente médico de vacinas da GSK.

O Ministério da Saúde orienta a vacinação das crianças de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e todas as vacinas recomendadas no PNI estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) possuem calendários de vacinação com recomendações que complementam o PNI, abrangendo também vacinas que atualmente só estão disponíveis na rede privada para a imunização das crianças e jovens.

Compartilhar a notícia

Veja também
EDUCAçãO

MEC divulga IGC e Unileste mais uma vez é referência no ensino superior no Vale do Aço

Outro resultado positivo da IES foi a conquista do primeiro lugar no ranking das melhores Instituições de Ensino Superior (IES) particulares do estado de Minas Gerais

Prefeitura de Timóteo abre inscrições para projeto de saneamento em áreas rurais
EDUCAçãO

Prefeitura de Timóteo abre inscrições para projeto de saneamento em áreas rurais

Projeto 'Sanea + Timóteo' visa levar saneamento básico a imóveis rurais sem acesso à rede de esgoto, com inscrições abertas até 7 de abril

Inscrições para o Enem terminam na quarta-feira
EDUCAçãO

Inscrições para o Enem terminam na quarta-feira

Provas do exame digital e impresso serão aplicadas em novembro

EDUCAçãO

Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond completa 53 anos

A biblioteca de Timóteo tem se destacado como uma entidade cultural atendendo também as cidades vizinhas como Coronel Fabriciano e Ipatinga.

para você
FAMOSOS

Gusttavo Lima se pronuncia em live após ser indiciado por lavagem de dinheiro

Cantor agradece apoio de fãs e amigos, além de manifestar confiança na justiça

previdência-social-agencia-brasil.jpg
ECONOMIA

Relatório da Previdência deve ser apresentado e debatido em junho

A previsão é do presidente da comissão especial que analisa a reforma, deputado Marcelo Ramos (PR-AM)

Sefaz-mg.jpg
ECONOMIA

Secretaria de Fazenda anuncia escala de pagamento para julho

Sexta parcela do 13º será paga no dia 22

Surto de salmonella intoxica mais de 100 turistas em hotel na Espanha
LAZER

Surto de salmonella intoxica mais de 100 turistas em hotel na Espanha

Hóspedes, incluindo crianças e um bebê de 1 ano, foram hospitalizados após consumirem alimentos contaminados no buffet do Hotel Izán Cavanna, em La Manga