Estação Espacial Internacional vai cair na Terra, afirma Nasa
A ISS cairá em uma área chamada de Ponto Nemo, o local mais distante da costa no planeta Terra
Por Plox
04/02/2022 15h25 - Atualizado há mais de 3 anos
Em um comunicado emitido pela Nasa, foi informado que a Estação Espacial Internacional terá sua operação encerrada em 2030, quando será desativada para que ela caia no Oceano Pacífico.
Segundo a agência espacial americana, a Estação Espacial cairá em uma área chamada de Ponto Nemo, o local mais distante da costa no planeta Terra, também conhecido como cemitério de naves espaciais.

A ISS, sigla em inglês da Estação Espacial Internacional, está em órbita desde 1998. Ela foi construída com a cooperação de cinco agências espaciais. Mais de 3 mil projetos de pesquisa foram realizados em seu laboratório.
"O setor privado é técnica e financeiramente capaz de desenvolver e operar destinos comerciais na órbita terrestre baixa, com a assistência da Nasa", afirmou Phil McAlister, diretor de espaço comercial da Nasa.
Ainda de acordo com a Nasa, a expectativa é de que haja uma economia de 1,3 bilhão de dólares, verba que poderia ser usada para exploração do espaço profundo.
As próximas estações espaciais do setor privado deverão ser mais modernas e com menos peças de reposição. Atualmente a ISS está autorizada a funcionar até 2024. Contudo, será necessária a aprovação de todos os representantes das agências espaciais para prorrogação até 2030.