Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Bicicletas motorizadas: PM intensifica fiscalização em Ipatinga e esclarece regras de uso

Operação em Ipatinga apreende ciclomotores irregulares e alerta sobre riscos no trânsito

04/02/2025 às 22:14 por Redação Plox

A Polícia Militar tem intensificado a fiscalização, em Ipatinga, sobre o uso de bicicletas motorizadas, classificadas como ciclomotores. Segundo a PM, os veículos vêm sendo utilizados de maneira irregular e colocando em risco a segurança no trânsito. Durante operações realizadas na cidade, agentes identificaram veículos sem os equipamentos obrigatórios e conduzidos por adolescentes sem habilitação. E você sabe quais são as regras para circulação das bicicletas motorizadas? Conheça na Live.


 

Fiscalização rigorosa e apreensões

Na última quarta-feira (29), a PM conduziu operações de trânsito com foco nos ciclomotores equipados com motores artesanais em Ipatinga. Duas bicicletas motorizadas foram apreendidas por estarem sendo conduzidas de maneira irregular por menores de idade.

A primeira ocorrência foi registrada às 15h, na Avenida Alberto Giovanni, no bairro Bethânia, onde policiais abordaram uma bicicleta motorizada transportando dois adolescentes – o condutor e um passageiro na garupa. O veículo foi recolhido ao pátio credenciado e os jovens foram liberados.

Já por volta das 17h50, na Avenida Simón Bolívar, no bairro Cidade Nobre, outra abordagem resultou na remoção de mais um ciclomotor pilotado por um menor de idade. Segundo a PM, esse tipo de situação tem sido recorrente e exige atenção redobrada dos responsáveis.

Foto de arquivo: Divulgação / PM

 

 

Diferenças entre bicicletas elétricas e ciclomotores

Para esclarecer as dúvidas sobre a regulamentação desses veículos, o sargento Mauro Alves explicou as diferenças entre os modelos disponíveis no mercado e os requisitos para condução segura.

Ele apresentou dois tipos de bicicletas motorizadas. O primeiro modelo, considerado irregular, possui motor de combustão, acelerador e pode atingir velocidades de até 80 ou 100 km/h, características que o equiparam a um ciclomotor. Para conduzir esse tipo de veículo, é obrigatório que o condutor tenha mais de 18 anos, possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A e utilize equipamentos de segurança, como capacete, buzina, farol e retrovisor.

O segundo modelo, uma bicicleta elétrica com velocidade máxima de 30 km/h, é permitido em ciclovias e pode ser conduzido sem a necessidade de CNH. No entanto, a ausência de controle sobre a velocidade real de alguns modelos preocupa as autoridades, já que versões modificadas podem ultrapassar os limites seguros, representando perigo para o condutor e para outros usuários da via.

 

Risco à segurança e apelo aos pais

A PM alertou que muitas dessas bicicletas motorizadas estão sendo utilizadas por adolescentes e motoristas inabilitados, que não possuem o conhecimento necessário sobre as regras de trânsito, colocando suas vidas e as de terceiros em risco.

"Pedimos à população, principalmente aos pais, que estejam atentos e zelem por um trânsito seguro. Esses adolescentes não têm o preparo necessário para conduzir com segurança", ressaltou o sargento Mauro Alves.

A intensificação da fiscalização continuará para coibir o uso irregular de ciclomotores e garantir um trânsito mais seguro para todos.

Compartilhar a notícia

para você
Fundação Aperam abre evento cultural de arte feminina no Vale do Aço
LAZER

Fundação Aperam abre evento cultural de arte feminina no Vale do Aço

A exposição é um convite aberto ao público até o dia 30 de abril, sem custos de entrada

Jogo
ESPORTES

Novo vence o Boston City em partida complicada no Ipatingão

Time do Vale do Aço abriu o placar no início do jogo, sofreu o empate, mas marcou novamente no segundo tempo

Usiminas
ECONOMIA

Usiminas anuncia segundo melhor EBITDA em 14 anos

Empresa divulga resultados de 2022, quando tevelucro líquido de R$ 2,1 bilhões

reuniao
POLíTICA

Prefeitos do Vale do Aço debatem transporte público em seminário

Mesa diretora do órgão colegiado convidou especialistas da área para aprofundar os conhecimentos e experiências sobre o setor