Santana do Paraíso amplia temporariamente vacinação contra meningite com dose ACWY
Estratégia da Secretaria de Saúde segue até o fim de fevereiro ou enquanto houver doses e inclui crianças, adolescentes e pessoas com indicação do CRIE
04/02/2026 às 09:32por Redação Plox
04/02/2026 às 09:32
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso iniciou uma ação temporária de ampliação da vacinação contra a meningite com a oferta da vacina meningocócica ACWY (conjugada) para novos públicos, além dos já previstos no Calendário Nacional de Vacinação.
Essa ampliação terá validade até o final de fevereiro ou enquanto houver doses destinadas especificamente a essa estratégia. Após esse período, a aplicação volta a seguir exclusivamente as recomendações de rotina do programa nacional de imunização.
Foto: Divulgação
Essa ampliação terá validade até o final de fevereiro ou enquanto houver doses destinadas especificamente a essa estratégia. Após esse período, a aplicação volta a seguir exclusivamente as recomendações de rotina do programa nacional de imunização.
Quem pode receber a vacina durante a ampliação
Nesta fase temporária, além dos grupos contemplados pelo calendário oficial, a meningocócica ACWY estará disponível para crianças de 3 a 5 meses que ainda não tenham recebido a vacina meningocócica C, para adolescentes de 15 a 19 anos e para pessoas com indicação médica emitida pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
A vacina meningocócica ACWY é um imunizante inativado que protege contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), agente responsável por meningite e por infecções generalizadas graves, que podem evoluir rapidamente e trazer risco à vida.
Orientação à população e objetivo da campanha
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que pais, responsáveis e pessoas pertencentes aos grupos contemplados procurem a sala de vacinação mais próxima para conferir a disponibilidade das doses e atualizar a caderneta dentro do prazo definido.
A estratégia temporária busca reforçar a proteção coletiva contra a meningite e reduzir a ocorrência de casos graves da doença no município, ampliando o acesso à vacina para faixas etárias e perfis com maior benefício potencial nessa etapa.
Pais, responsáveis e pessoas pertencentes aos grupos contemplados devem procurar a sala de vacinação mais próxima para verificar a disponibilidade e garantir a imunização dentro do período estabelecido. A ampliação temporária tem como objetivo reforçar a proteção da população contra a meningite, contribuindo para a prevenção de casos graves da doença no município.
Ana Paula Vilela, referência técnica em imunização de Santana do Paraíso