Coronel Fabriciano registra nova variante do coronavírus

A nova variante P.2 foi detectada em outras 11 cidades mineiras

Por Plox

04/03/2021 00h27 - Atualizado há cerca de 3 anos

O município de Coronel Fabriciano registrou uma nova variante da SARS-CoV-2, segundo a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais. Todos os casos já estão sendo monitorados. 

Conforme o superintendente regional de saúde, Ernany de Oliveira, na cidade pelo menos dois pacientes foram infectados pela nova variante P.2. A linhagem P.2 contém a mutação E484K na Spike e já foi encontrada em todas as regiões do país. No entanto, essas linhagens identificadas não são consideradas Variantes de Atenção (VOC).

 

"Esse monitoramento é feito em todo o país e aqui no Estado de Minas Gerais foram solicitadas amostras de toda a região. A gente observou que a variante detectada aqui ainda é uma variante não considerada de importância epidemiológica. Hoje são consideradas de importância epidemiológica a variante sul africana, a do Reino Unido e a brasileira detectada no Amazonas", afirma. 

Além disso, o superintendente destacou que o monitoramento é realizado em pacientes em estado grave no hospital ou aqueles que já vieram à óbito. "Então, a medida que são detectadas essas variantes, elas são informadas ao Estado, que informa às regionais e as regionais informam aos municípios para que o monitoramento ocorra também no território e a gente evite a disseminação desse vírus", completa.

Independente de detecção ou não de novas variantes na região, a superintendência pede que a população mantenha o cuidado com o distanciamento social, a utilização da máscara e que evite aglomerações. 

Além de Coronel Fabriciano, a nova variante P.2 foi detectada em outras 11 cidades mineiras: Ouro Branco (1), Além Paraíba (2), Caratinga (1), Cruzília (1), Imbé de Minas (1), Ribeirão das Neves (1), Rio Manso (1), Santa Luzia (1), São José da Lapa (1), Taiobeiras (1) e Varginha (3). 

Destaques