Ipatinga

tecnologia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Projeto para escurecer o sol é financiado por Bill Gates

    A proposta é reduzir o aquecimento global e repelir a luz solar

    Por Plox

    04/03/2021 19h16 - Atualizado há 9 meses

    Bill Gates, bilionário e fundador da Microsoft, pretende inovar mais uma vez. Ele estaria financiando um projeto que iria bloquear a luz do sol com objetivo de reduzir o aquecimento do planeta Terra. 

    Segundo informações, a ideia é utilizar um aerossol que seria capaz de dissipar a luz do sol e assim diminuir os raios ultravioletas sobre a superfície terrestre. As informações foram divulgadas pela revista Forbes.

    Foto: reprodução Twitter Astronomiaum

     

    O aerossol deverá ser composto de carbonato de cálcio (CaCO3), e será borrifado na atmosfera terrestre. A poeira que se formaria é atóxica, o que não causaria danos à saúde das pessoas e faria com que a luz do sol fosse refletida para o vácuo do espaço.

    De acordo com estudos de cientistas da universidade de Harvard, a tecnologia que planejam utilizar [carbonato de cálcio] poderia ajudar no resfriamento da Terra. Contudo, segundo a Forbes, não se sabe qual a quantidade necessária para o resfriamento do planeta e nem se o objetivo de reduzir o aquecimento global seria alcançado. 

    Cientistas envolvidos no projeto alegam que o aerossol, a princípio, apenas iria refletir a luz solar e não teríamos uma mudança de imediato na atmosfera.

    Os testes primários começarão em junho, na Suécia. Um balão será usado no céu para testar o sistema operacional.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]