Bandidos do tiroteio podem ser autores da maioria dos homicídios recentes em Ipatinga
"Esses fatos estão com seus dias contados", diz promotor Bruno Schiavo sobre tiroteio na entrada de Ipatinga
Por Plox
04/03/2024 17h13 - Atualizado há cerca de 1 ano
Um bandido morto, três presos, um policial ferido de raspão e a população do Vale do Aço assustada. Esse é o resultado da troca de tiros que ocorreu na BR-381, próximo ao bairro Parque Veneza, em Santana do Paraíso, nesse domingo (03). Com base em uma informação de que indivíduos monitorados pelas Polícias Civil e Militar estavam chegando a Ipatinga, militares montaram um cerco na BR-381 para evitar um confronto dentro da cidade. Os suspeitos desceram do carro e dispararam contra os policiais. Os tiros foram ouvidos pelos moradores do bairro Parque Veneza e pelos motoristas que trafegam pela rodovia. Uma fila se formou nos dois sentidos. Apenas um militar foi ferido de raspão. Segundo as autoridades de segurança pública, PM, PC e Ministério Público, os quatro homens, juntamente com outros, são suspeitos de terem cometido mais da metade dos homicídios em Ipatinga, este ano. A informação foi passada durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (04). Acompanhe na Live!
Na entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (4), na sede do 14º Batalhão de Polícia Militar, autoridades de segurança de Ipatinga apresentaram um balanço das recentes operações contra a criminalidade na região. O encontro contou com a presença de representantes do Ministério Público, da Polícia Civil e da Polícia Militar, que juntos compõem o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Eles destacaram o esforço conjunto para combater a onda de violência que tem assolado o Vale do Aço.
.jpeg)
Bruno Schiavo, Promotor do Ministério Público, enfatizou a união das forças de segurança na luta contra o crime, destacando o aumento do efetivo policial e o trabalho intenso para assegurar a paz e a segurança da população. Segundo Schiavo, a colaboração interinstitucional é fundamental para garantir que os recentes eventos criminosos não ocorram.
“Tem aumentado seu efetivo, os policiais estão trabalhando muito mais, estão voltados com seus olhos todos para que isso não ocorra. A população pode ter confiança nas instituições que esses fatos estão com seus dias contados”, disse Bruno.

Fernando José Barbosa Lima, delegado do GAECO, reforçou a mensagem de cooperação, mencionando várias reuniões estratégicas realizadas desde o início do ano, que culminaram em ações efetivas contra o crime.

Tenente-Coronel Erbert, do 14º Batalhão de Polícia Militar, salientou a importância de preservar os direitos constitucionais e a integridade física de todos os envolvidos, inclusive dos suspeitos, durante os confrontos com as autoridades. Erbert ressaltou que, mesmo em situações extremas, a polícia se esforçou para manter a legalidade e o respeito aos direitos humanos.

A coletiva também abordou um recente tiroteio na BR-381, próximo ao bairro Parque Caravelas, em Santana do Paraíso, que resultou na morte de um dos envolvidos, Daniel Vanderson Vieira de Assis Silva, apelidado de "DL".
Entenda
Morreu no hospital um dos indivíduos baleados em um confronto com a polícia, na noite desse domingo (3), na BR-381, na altura do bairro Parque Caravelas, em Santana do Paraíso, no Vale do Aço. Daniel Vanderson Vieira de Assis Silva, apelidado de "DL", foi encontrado pelos militares, durante buscas no matagal, caído e com ferimentos na cabeça e braço direito. Ele foi socorrido com a ajuda do Corpo de Bombeiros, mas morreu no hospital.

Conforme apurou o Plox, a operação, que aconteceu em várias cidades, incluindo Ipatinga, Coronel Fabriciano, Periquito, e Governador Valadares, foi desencadeada por informações que apontavam para a colaboração entre gangues envolvidas em uma série de crimes, como homicídios e tráfico de drogas.

Após várias operações de vigilância e seguimento, a equipe de inteligência do 14º BPM conseguiu localizar e planejar um cerco ao veículo suspeito, identificado como um Fiat Pálio clonado, ocupado por aproximadamente quatro indivíduos, incluindo "Gustavinho" e Daniel Vanderson Vieira de Assis Silva, conhecido como "DL". Ao tentar abordar o veículo na entrada de Ipatinga, os suspeitos armados reagiram, iniciando um confronto direto com os policiais. Durante a troca de tiros, um dos veículos dos criminosos colidiu com um caminhão parado devido ao bloqueio policial, e dois dos ocupantes, armados, abriram fogo contra as forças de segurança.

O confronto resultou na prisão imediata de Raphael Arcanjo de Oliveira, que se escondeu sob o veículo. Outros, incluindo Gustavo de Aguiar Almeida, fugiram para um matagal adjacente, continuando a disparar contra os policiais. Gustavo acabou se entregando após intensa verbalização com os policiais, sendo posteriormente hospitalizado devido a ferimentos por arma de fogo. No entanto, conforme confirmação da reportagem do Plox junto à Polícia Militar, Daniel "DL" foi encontrado inconsciente e gravemente ferido em uma área de difícil acesso, vindo a óbito após ser socorrido.