Identificado o detento morto no Ceresp em Ipatinga

Ele havia sido preso sob a acusação de sequestrar e manter em cárcere privado sua esposa, uma idosa de 71 anos, ocorrido no bairro Esperança em 2 de agosto de 2023

Por Plox

04/03/2024 16h23 - Atualizado há cerca de 1 ano

Na manhã desta segunda-feira (4), o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga foi cenário de um trágico homicídio. Moisés Ferreira da Silva, de 45 anos, detido na unidade desde 3 de agosto do ano passado, foi assassinado por colegas de cela após ser submetido a uma violenta agressão. Silva havia sido preso sob a acusação de sequestrar e manter em cárcere privado sua esposa, uma idosa de 71 anos, ocorrido no bairro Esperança em 2 de agosto de 2023.

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Os agentes penais do Ceresp foram alertados sobre o incidente e imediatamente acionaram o serviço de resgate. Duas equipes do SAMU, incluindo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com um médico, foram deslocadas para a unidade prisional. Apesar dos esforços e das manobras de reanimação aplicadas pelos socorristas, Moisés não resistiu aos ferimentos e teve seu óbito confirmado no local.

Veja o vídeo: 

 

Posteriormente, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Ipatinga para a realização da necropsia. A Polícia Civil iniciou as investigações para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pelo homicídio dentro da unidade prisional.

 

Entenda o caso 

Um homem de 45 anos foi preso na tarde do dia 2  de agosto de 2023, sob acusações de agredir e manter a esposa, uma idosa de 71 anos, em cárcere privado no município de Ipatinga, no Vale do Aço.

A mulher relatou que conheceu o agressor recentemente e casaram-se há cerca de dois meses. Ela informou que o companheiro já havia a agredido em outras datas e na terça-feira (1º), e ele se apossou das chaves da casa e a impediu de sair da residência, começando a agredi-la com chutes, socos e tapas por volta das 20h.

Foto: Plox

Além disso, o suspeito a ameaçava de morte com uma faca de açougueiro e dizia que iria esquartejá-la. Conforme os registros policiais, as agressões pararam por volta das 2h da madrugada de ontem e retornaram pela manhã. A vítima informou que ficou acordada durante toda a madrugada, temendo por sua vida.

Em determinado momento, o autor obrigou a mulher a entrar no veículo e ir até a casa de um rapaz para que formatasse o notebook dela. No computador estavam armazenados dados bancários e demais informações financeiras. Percebendo a intenção do homem, rapaz não realizou o serviço.

Enquanto isso, a idosa permanecia no carro, onde conseguiu pedir socorro a populares e ser resgatada. Testemunhas acionaram a Polícia Militar (PM). Ela apresentava diversos hematomas pelo corpo, sendo conduzida à UPA do bairro Canaã.

Os militares foram até a residência do casal, onde encontraram o carro do autor, um Honda Fiat que havia sido furtado, na garagem do prédio. O veículo foi removido ao pátio credenciado. Os policiais não encontraram nenhum vestígio das agressões.

Um inquilino informou a guarnição que suspeitava das agressões, pois ouvia barulhos estranhos vindo da residência e após o casamento, a vítima passou a evitar o contato com os vizinhos. 

O suspeito das agressões foi capturado pela PM e não quis dar suas versões dos fatos, manifestando interesse conversar apenas com o delegado. Ele segue conduzido, juntamente com a faca apreendida, para a Delegacia, onde será realizada demais providências.

Destaques