Partido Liberal, de Bolsonaro, se torna o maior partido da Câmara dos Deputados
Em segundo lugar, está o Partido dos Trabalhadores (PT), partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Por Plox
04/04/2022 20h50 - Atualizado há cerca de 3 anos
Com o fim da janela partidária no último 1 de abril, o Partido Liberal (PL), atual partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, tornou-se a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 73 deputados filiados.
Em segundo lugar, está o Partido dos Trabalhadores (PT), partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 56 deputados filiados no momento.
Até o momento, 123 deputados trocaram de partido, desde o início da legislatura. Somente o Partido Novo e o Partido Avante passaram inatingidos pela janela partidária, sem ganhar e sem perder parlamentares.
O Partido Liberal (PL), o Partido Republicanos (PR) e o Partido Progressista (PP), que integram o chamado “Centrão” e atualmente são a base de apoio do atual governo, alcançaram mais 56 congressistas para seus quadros.
A janela partidária de 2022 finalizou na última sexta-feira (1), isso é, o período de 30 dias que acontece seis meses antes do pleito em ano eleitoral para que os deputados federais e estaduais (parlamentares) possam mudar de partido sem perder o mandato. Neste ano ocorreu entre 03 de março e 1º de abril.