Seminário de Educação Inclusiva será realizado em Ipatinga

Ação promovida pelo Sebrae Minas e Secretaria Municipal de Educação é voltada para educadores e pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Por Plox

04/04/2022 15h52 - Atualizado há cerca de 3 anos

O número de alunos autistas que ingressam na escola regular aumenta 37% a cada ano no Brasil, segundo aponta o Censo Escolar de 2019. Dessa forma, cresce também a necessidade de se discutir a educação inclusiva e a acolhida dos estudantes com o diagnóstico. Diante desse contexto e por ocasião do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o Sebrae Minas e a Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga realizam, de forma gratuita, nos dias 8 e 9 de abril, o Seminário de Educação Inclusiva. 

Na sexta-feira (8), a capacitação será direcionada para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e contará com a participação da palestrante Michelle Malab, graduanda em Psicologia e autora de três livros. Ela foi diagnosticada com Síndrome de Asperger e é mãe de um adolescente com autismo. Para esse dia, as inscrições devem ser feitas pelo site da Sympla.

Já no sábado (9), a atividade é voltada para professores e quadro de apoio à educação da rede municipal de Ipatinga. Além da Michelle Malab, o evento terá a participação de Leonardo Gontijo, advogado, engenheiro e presidente do Instituto Mano Down; e Eduardo Gontijo, que nasceu com Síndrome de Down e segue carreira artística na música e na TV. A previsão é de reunir cerca de 700 educadores de 47 escolas municipais do município.

A ação faz parte do programa de Educação Empreendedora do Sebrae Minas e, além de propor uma reflexão sobre os papéis da escola e da família e os desafios da pessoa com deficiência no ambiente escolar, irá apresentar informações atualizadas sobre educação inclusiva no Brasil. 

Segundo a analista do Sebrae Minas Vanessa Silva, a educação é um dos pilares fundamentais para construção de uma sociedade mais justa, e a valorização da educação inclusiva é uma parte importante nesse processo. 

"Ver a materialização desse trabalho é extremamente gratificante, e por meio dessa parceria com a secretaria de Educação de Ipatinga,  trabalhamos juntos para o desenvolvimento  do município e pela construção de um futuro em que nossas crianças e jovens sejam protagonistas de suas próprias histórias”, declara a analista. 

Para a coordenadora da Assessoria de Educação Especial de Ipatinga, Daniella Brito, a ação tem o objetivo de potencializar o acesso dos pais e dos educadores a informações e orientações sobre a inclusão do aluno com TEA na escola regular.

“A parceria com o Sebrae Minas é muito significativa, pois nos apoia cooperativamente na gerência das políticas públicas para esse fim. É uma sinergia entre as instituições, que busca inovação, aperfeiçoamento e mudanças de hábitos e comportamentos, para garantir uma educação de qualidade, inclusão e melhor atendimento às crianças com TEA e seus familiares”, destaca Daniella. 

Destaques